Real Madrid x Girona: por que Dorival Júnior não pode perder esse jogo

Publicado em Esporte
Savinho e Yan Couto: dupla merece atenção do técnico da Seleção na “final” de LaLiga. Foto: FC Girona

 

A resposta óbvia é a presença de Vinicius Junior e Rodrygo em campo no duelo das 14h30 entre o Real Madrid, líder do Campeonato Espanhol, e o vice, Girona, pela 24ª rodada, mas precisamos ir além. Há dois talentos no time catalão capazes de ajudar Dorival Júnior no processo de montagem da Seleção Brasileira para a Copa América, a sequência das Eliminatórias e lá na frente o Mundial de 2026 no Canadá, Estados Unidos e no México.

 

O Girona costuma jogar no sistema 4-2-3-1 sob o comando do técnico Michel Sánchez. O extremo pela direita é o lateral brasileiro Yan Couto. O ponta-esquerda chama-se Savinho.

 

E daí?

 

E daí que ambos estão comendo a bola e podem defender potências da Europa na próxima temporada. O Real Madrid está cada vez mais seduzido por Yan Couto. Pep Guardiola cogita contar com Savinho na temporada do futebol inglês em 2024/2025.

 

Portanto, se dois gigantes europeus estão interessados em Yan Couto e Savinho, o técnico Dorival Júnior precisa monitorá-los em um clássico de alto nível técnico.

 

Campeão do Mundial Sub-17 em 2019, no Gama. Yan Couto foi lançado na Seleção principal por Fernando Diniz. Fez boa exibição no empate contra a Venezuela pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa e oscilou na derrota para o Uruguai.

 

Yan Couto oferece ao Girona versatilidade. Pode atuar em pelo menos três funções: lateral, volante em um sistema alternativo como o 2-3-5 ou avançado como ponta-direita. O Girona tem apostado nele aberto de um lado, Savinho do outro e Stuani no papel de centroavante.

 

Savinho tem tudo para ser um dos jogadores mais disputados na próxima janela de transferências. É um jogador interessante para clubes, mas talvez não para a Seleção. Ele é um dos maiores dribladores do Velho Continente atuando aberto na esquerda. O azar dele é ocupar a mesma faixa de campo de Vinicius Junior, Gabriel Martinelli e eventualmente Neymar e Rodrygo. Portanto, uma concorrência pesada.

 

Pep Guardiola pediu a contratação de Savinho para a próxima temporada. O Manchester City conta com o velocista e driblador belga Doku, mas para o treinador, ponta nunca é demais. O jogador revelado pelo Atlético-MG é uma das peças-chave da excelente campanha do Girona. Figurinha carimbada nas convocações das seleções de base da CBF, Savinho ostenta sete gols e sete assistências em 27 exibições na temporada 2023/2024.

 

Revelado pelo Coritiba, Yan Couto deixou o clube em 2020. À época, o Manchester City desembarcou 6 milhões de euros pelo lateral-direito e o emprestou ao Girona, Sporting Braga e novamente ao Girona. O clube catalão faz parte do Grupo City e chegou a interessar ao Flamengo. O Bahia vetou por fazer parte do conglomerado internacional no Brasil.

 

Savinho é cria do Atlético-MG. Em 2022, custou 6,5 milhões de euros ao Troyes da França. O clube também o emprestou para dar rodagem na Europa. Savinho passou pelo PSV da Holanda antes de retornar ao clube e ser cedido ao Girona. O interesse do Manchester City fez com que o valor de mercado dele disparasse. O ponta-esquerda é avaliado em 30 milhões de euros.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf