Real Brasília está a dois jogos de igualar pior início de time do DF na Série D

Compartilhe

Lanterna do Grupo A5 da Série D do Campeonato Brasileiro e protagonista da pior campanha entre os 64 times da competição, o Real Brasília voltará a campo neste sábado contra o Mixto-MT, na Arena Pantanal, em Cuiabá, com a missão de evitar a aproximação de um recorde negativo do Sobradinho. O Leão da Serra tem a pior largada na quarta divisão entre os 10 participantes do Distrito Federal na história do torneio nacional.

Campeão candango em 2018, o Sobradinho perdeu todos os seis jogos disputados na Série D de 2019. À época, os grupos tinham quatro times cada —não oito como no formato atual. O time alvinegro estreou perdendo para o Vitória-ES por 2 x 0.  Na sequência, derrotas para Caldense (1 x 0), duas diante da Portuguesa-RJ (1 x 0 e 2 x 0) e decepções contra Caldense (1 x 0) e Vitória (2 x 1). O Sobradinho ficou em 66º lugar entre 68 equipes. Vitória-PE e Serrano-PB ainda conseguiram ser piores no ranking geral.

O Sobradinho é o único representante do DF que não pontuou em uma edição da Série D. Foi assim em 2019. Sete anos antes, o time não venceu, mas fez três pontos na fase de grupos de 2012 por causa dos empates com Crac, Ceilândia e Aparecidense. Brasília, Botafogo-DF, Formosa, Ceilândia, Brasiliense, Luziânia e Gama jamais ficaram zerados.

Estreante na Série D do Brasileirão, o Real Brasília empilha quatro derrotas em 2024. Perdeu para Capital-TO, Iporá-GO, Brasiliense e União Rondonópolis-MT. O duelo com o Mixto é um choque entre os dois últimos colocados da chave. O adversário contabiliza uma vitória e um empate. Os Leões do Planalto continuam zerados na classificação.

Há um outro dado preocupante. O Real Brasília tem a pior campanha entre os 64 clubes. O time amarga o último lugar devido ao critério saldo de gols: -6 contra -5 do Audax Rio. A equipe do DF é uma das cinco sem vitória. As outras são Audax-RJ e Humaitá-AC, e dois times gaúcho que só entraram em campo uma vez devido às enchentes no Rio Grande do Sul: Avenida e Brasil de Pelotas. Isso dá a dimensão exata da péssima largada do Real. O único gol nesta campanha foi marcado em casa na derrota por 2 x 1 para o Brasiliense.

Dos oito times do Grupo A5, quatro avançam ao mata-mata. A diferença do Real Brasília para o União Rondonópolis é de quatro pontos. Logo, se ainda sonha com a classificação, a equipe candanga necessita de uma sequência de vitórias, a primeira contra o Mixto, para não depender de combinação de uma combinação de resultados nas rodadas finais.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

9 horas atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

2 dias atrás
  • Esporte

A fartura de talento da França e a precisão na “bola parada” contra a Itália

Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…

4 dias atrás
  • Esporte

Santos volta com taça do purgatório pelo qual passaram potências europeias

O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…

5 dias atrás
  • Esporte

Candangão 2025 terá “boom” de sociedades anônimas do futebol na elite

O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…

6 dias atrás
  • Esporte

Pacote do GDF prevê R$ 2,3 milhões para obras no gramado de 4 estádios

No que depender do investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção dos gramados…

1 semana atrás