Bayern Müller (9) parte para festejar com Beckenbauer gol do Bayern contra o Cruzeiro. Foto: Imago/On Football Gerd Muller parte para festejar com Beckenbauer o primeiro gol do Bayern contra o Cruzeiro. Foto: Imago/On Football

Raul lembra final contra Gerd Müller; e Arnaldo Cezar Coelho recorda gol contra no Maracanã

Publicado em Esporte

Aos 76 anos, Raul Guilherme Plassmann é um dos dois goleiros brasileiros vazados pela lenda Gerd Müller. O único em um jogo oficial. O paranaense de Antonina esteve cara a cara com o centroavante alemão, que morreu neste domingo, aos 75 anos, na final da Copa Intercontinental de 1976, rebatizado de Mundial de Clubes. Vencedor da Copa dos Campeões da Europa, atual Champions League à época, o Bayern de Munique recebeu o Cruzeiro no jogo de ida e em seguida foi a Belo Horizonte para a segunda partida.

Raul sofreu gol de Gerd Müller em 23 de novembro de 1976. Em entrevista ao blog, o goleiro bicampeão da Libertadores (1976 e 1981), campeão do Mundial de Clubes (1981), tetra brasileiro (1966, 1980, 1982 e 1983), tetra carioca e deca mineiro lembrou como foram os duelos à parte com o autor de 566 gols em 607 jogos com a camisa do time bávaro.

“Foi um jogo muito difícil. Fazia – 8 graus em Munique. Um frio insuportável. O Cruzeiro fez uma ótima partida. Era um jogo duríssimo até os minutos finais, quando o Gerd Müller aproveitou um cruzamento da direita. Ele chegou de frente na área e bateu. Deu um chute indefensável. Tinha muito gelo no gramado também”, recorda Raul Plassmann.

 

 

O goleiro brasileiro lembra que havia recebido um presente antes do jogo. “Eu recebi uma luva específica de presente do Sepp Maier (goleiro do Bayern de Munique). Ele recomendou que eu usasse porque eu jamais havia enfrentado uma situação de jogo como aquela, debaixo de muita neve. Foi um exemplo de Fair Play espetacular da parte dele”, elogia Raul.

 

Torpedo Gerd Müller

  • Bola de Ouro da revista France Football em 1970
  • Chuteira de Ouro da Europa em 1970 e 1972
  • 566 gols em 607 jogos pelo Bayern de Munique
  • 68 gols em 62 jogos pela Alemanha
  • 365 gols na Bundesliga
  • Principais títulos pelo Bayern: Champions League (1974, 75 e 76) e Alemão (1969, 72, 73 e 74)
  • Principais títulos pela Alemanha: Copa do Mundo (1974) e Eurocopa (1972)
  • Artilheiro da Copa do Mundo 1970 com 10 gols
  • Terceiro maior goleador da história das Copas com 14 gols atrás apenas de Klose (16) e Ronaldo (15)

 

Orgulhoso do privilégio de ter enfrentado “um dos maiores da história”, Raul se despediu com emoção de Gerd Müller. “É um sentimento de pesar muito grande. Perdemos mais um astro. Eu me sinto muito feliz por ter enfrentado adversários, não inimigos, como Gerd Müller, artilheiro da Copa de 1970 (10 gols), o Franz Beckenbauer, o próprio Pelé”, afirmou.

Wendell é o outro goleiro brasileiro vazado por Gerd Müller. O alemão balançou a rede dele no Torneio Ramón de Carranza, em 1972. O Botafogo derrotou o Bayern por 2 x 0, em Cádiz. O centroavante alemão fez até gol contra no Maracanã. Graças posicionamento errado dele, o Fluminense venceu o amistoso disputado em 1975, no Maracanã.

O árbitro do gol contra de Gerd Müller no Maracanã era Arnaldo Cezar Coelho. “Lembro do jogo, sim. Tem uma foto no meu livro. Houve uma falta marcada contra o Müller e ele fez uma figa para mim com a mão. Foi capa de todos os jornais alemães. Figa deve ser uma ofensa grave”, conta o ex-árbitro e ex-comentarista da tevê Globo em entrevista ao blog.

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf