O Flamengo desistiu de mandar a partida contra o Paraná em Brasília no próximo dia 30, pelas quartas de final. Em entrevista por telefone ao blog, o CEO do clube, Fred Luz, alegou critérios financeiros e técnicos (o período de seca na cidade) para trocar o Mané Garrincha, em Brasília, pelo Estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). O manda de campo foi vendido. Para jogar no Espírito Santo, o time carioca receberá uma cota fixa de R$ 500 mil e o Paraná terá direito a R$ 50 mil. A partida foi vendida para a empresa do ex-jogador Roni, a Roni 7 Consultoria Esportiva e Eventos.
Na terça-feira, a conta oficial da Primeira Liga no Twitter, e o próprio site da entidade gestora da competição havia publicado a mudança do local da partida da Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro, para o Mané Garrincha, em Brasília. O clube carioca também publicou a decisão definitiva em seu twitter oficial. Com isso, o Mané Garrincha continua com seca de jogos de futebol desde 6 de maio, quando Brasiliense e Ceilândia decidiram o Candangão.
Sobre a reviravolta desta e a preferência pelo Estádio Kleber Andrade, o CEO rubro-negro, Fred Luz, limitou-se a dizer. “Desistimos (de Flamengo x Paraná) em Brasília levando em conta critérios financeiros e técnicos”. No que diz respeito a questão técnica, o argumento é a seca em Brasília. Entretanto, o blog levantou que, desde a inauguração do estádio, o Flamengo disputou seis partidas em Brasília nos meses de agosto e/ou setembro, ou seja, no período em que a umidade relativa do ar é mais baixa na capital do país — duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Portanto, a questão financeira é o argumento.
- Jogos rubro-negros no Mané Garrincha no período da seca no DF
04/08/2013 – Flamengo 3 x 0 Atlético-MG (Brasileirão)
07/08/2013 – Flamengo 1 x 1 Portuguesa (Brasileirão)
18/08/2013 – Flamengo 0 x 0 São Paulo (Brasileirão)
24/08/2013 – Flamengo 0 x 1 Grêmio (Brasileirão)
17/09/2015 – Flamengo 0 x 2 Coritiba (Brasileirão)
21/08/2016 – Flamengo 2 x 1 Grêmio (Brasileirão)
Outra alegação nos bastidores era de que o Mané Garrincha está sem laudos. A informação foi desmentida tanto pelo Flamengo quanto pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (administradora do Mané Garrincha) e pela Federação de Futebol do Distrito Federal. Recentemente, a arena recebeu partidas de rúgbi e de futebol americano com a presença de público.
É a segunda vez que a diretoria do Flamengo frustra seus sócios torcedores no Distrito Federal, que só perde em número de associados para o Rio de Janeiro. O clube havia tentado trazer para Brasília o confronto com o Palestino, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, mas não conseguiu devido ao veto do time chileno. A Confederação Sul-Americana inclusive tinha dado aval.
Enquanto o Flamengo desistiu de Brasília na Primeira Liga, há possibilidade de o Londrina mandar o duelo com o Fluminense no Estádio Bezerrão, no Gama, em 30 de agosto, às 19h30. O duelo em jogo único também é válido pelas quartas de final da Primeira Liga.