Três times da quarta divisão sobrevivem na Copa do Brasil. Murici-AL, Gurupi-TO e Boavista-RJ são os representantes da Série D na democrática Copa do Brasil. No sorteio desta quinta-feira na CBF, o Boavista, de Joel Santana, soube que vai decidir a vaga fora de casa. O duelo de volta com o Sport é na Ilha do Retiro. O Gurupi vai decidir a vida em seus domínios contra o Joinville. O Murici-AL vai ao Mineirão na partida de volta. O treio tenta superar o recorde do Brasiliense. Jamais um clube da quarta divisão do país chegou à final da Copa do Brasil. Em 2002, o Jacaré estava na terceira divisão quando chegou à final contra o Corinthians e foi vice-campeão.
O Boavista desbancou o Ceará na primeira fase e depois passou pela Portuguesa. O Murici tirou o Juventude e o América-MG. O Gurupi despachou Londrina e Rio Branco-AC.
Mas não é só no Brasil que times das piores divisões do país pintam o sete. As copas da França, da Alemanha e da Inglaterra, por exemplo, também têm as suas zebras candidatas ao título.
Na Copa da França, dois times da quarta divisão estão nas quartas de final. O Étoile Fréjus Saint-Raphaël vai enfrentar o Guingamp em um dos duelos do mata-mata. O Bergerac Périgord encara o Monaco, líder da Ligue 1, a primeira divisão do Campeonato Francês. Integrante da terceira divisão, o Avranches terá a dura missão de medir forças com o Paris Saint-Germain.
Por sinal, a Copa da França viu um time da quarta divisão na final. Em 2000, o Calais decidiu o título com o Nantes, no Stade de France. Diante de 78.717 pagantes, perdeu para o Nantes, por 2 x 1. Na edição de 2012, o Quevilly, da terceira, perdeu o troféu para o Lyon.
Na Copa da Alemanha, a surpresa é o Sportfreunde Lotte. A equipe da terceira divisão encara o Borussia Dortmund nas quartas de final. Se avançar, pega o Bayern de Munique nas semifinais.
Na mais antiga das copas nacionais — a da Inglaterra —, tem time da quinta divisão na briga pelo título. O Lincoln City vai pegar o Arsenal nas quartas de final. Alocado na terceira divisão, o Millwall encara o Tottenham na próxima fase.