Quem Dunga deve convocar nesta quinta para os jogos da Seleção contra o Uruguai e o Paraguai pelas Eliminatórias para a Copa de 2018

Publicado em Sem categoria

Dunga convoca a Seleção Brasileira nesta quinta-feira, às 11h, para os duelos contra o Uruguai na Arena Pernambuco, no Recife; e diante do Paraguai no Defensores del Chaco, ambos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Rússia-2018. A seguir, arrisco, pensando com a cabeça do Dunga, uma lista de 23 nomes com base no trabalho de Dunga até aqui depois do Mundial de 2014 e em outros detalhes. O capitão do tetra não deve chamar, por exemplo, jogadores em atividade na China. Também deve abrir mão de atletas com idade olímpica. A Seleção Sub-23 vai ser chamada amanhã para dois amistosos visando a Rio-2016.

A novidade na bancada da sede da CBF deve ser a presença do coronel Nunes ao lado de Dunga e Gilmar Rinaldi. Por sinal, a convocação para as Eliminatórias foi um dos motivos alegados para o coronel Nunes não comparecer na CPI do Futebol nesta quarta-feira depois de ter sido intimado pelo Senado.

» GOLEIROS

Diego Alves
Para mim, deveria ser o goleiro titular da Seleção Brasileira. Recuperado de contusão, voltou a ser o dono da “camisa 1” do Valencia sob o comando de Gary Neville.

Alisson
Titular nas vitórias sobre a Venezuela, a Argentina e o Peru, tem sido o homem de confiança de Dunga desde a falha do veterano Jefferson na estreia diante do Chile, em Santiago.

Victor
Jefferson reclamou publicamente da forma como perdeu a posição de titular após a falha contra o Chile. Marcelo Grohe e Cássio são boas opções. Eu ficaria com o titular do Galo.

» LATERAIS

Daniel Alves
Clássico contra o Uruguai pede lateral experiente. Dunga tentou Danilo e Fabinho no trabalho de renovação, mas ainda não surgiu um camisa 2 capaz de deixar o cara do Barça fora da lista.

Danilo
É reserve de Carvajal por opção de Zidane, tem atuado improvisado na esquerda quando Marcelo se machuca, mas tem potencial e precisa estar com o grupo para ganhar experiência.

Marcelo
Para mim, deveria ser o dono da camisa 6. Dunga não pensa assim e prefere o poder de marcação de Filipe Luís. Se não estiver machucado, o ala do Real merece ao menos o banco.

Filipe Luís
É outro nome de confiança de Dunga. Dificilmente o treinador abre mão dele. Fez até gol na vitória sobre o Peru e se consolidou com a camisa 6. Vai bem no Atlético de Madri.

» ZAGUEIROS

Miranda
É o xerife da defesa de Dunga na Seleção Brasileira e está cotado para ser um dos três jogadores acima dos 23 anos na lista da esquadra que disputará os Jogos do Rio-2016.

Thiago Silva
Dunga que me desculpe, mas chega de birra com o bom zagueiro do Paris Saint-Germain. Abrir mão da bagagem do beque em um clássico contra o Uruguai pode ser um tiro no pé.

Marquinhos
Já era para ser titular da defesa verde-amarela, mas, a cada jogo, ganha experiência para assumir de vez a posição. Versátil, pode atuar como lateral-direito, como faz no PSG.

David Luiz
Tenho as minhas dúvidas se ele vai ser chamado depois da pífia atuação no clássico contra a Argentina. A vaga seria de Gil, mas como ele foi para a China, a vaga é do cabeludo do PSG.

» VOLANTES

Luiz Gustavo
Torço para surgir um primeiro volante que tome a vaga cativa do “Mauro Silva” do Dunga, mas como ninguém se apresenta e muito menos se firma na candidatura à vaga, vai tu mesmo.

Fernandinho
Costuma ser o primeiro volante quando Dunga não conta com Luiz Gustavo. Eu daria uma chance a Casemiro, do Real Madrid, ou a Lucas Leiva, do Liverpool.

Rafael Carioca
Já passou da hora de o volante do Atlético-MG ser convocado e até ter uma chance para ser titular. Talvez, possível ausência do titular Elias na lista dê brecha para que ele seja chamado.

Elias
Está machucado, mas como deve voltar ao time do Corinthians no fim do mês, tem tempo para se recuperar. Se não puder contar com ele, Dunga poderia voltar a chamar Hernanes, da Juve.

» MEIAS

Lucas Lima
Desequilibrou no empate por 1 x 1 com a Argentina, fez o Brasil esquecer da eterna promessa Paulo Henrique Ganso, recusou oferta da China e deve virar um dos intocáveis no meio.

Willian
Em excelente fase tanto no Chelsea quanto na Seleção, é um dos intocáveis de Dunga em qualquer sistema tático que o treinador escolher. Jogou todas as partidas com Dunga.

Oscar
Repito sempre: não faz uma boa atuação com a camisa da Seleção desde a vitória por 3 x 1 sobre a Croácia na abertura da Copa de 2014. Mas Dunga gosta dele e vai até a Copa de 2018.

Philippe Coutinho
Dunga, pelo amor de Deus, o moleque é camisa 10 do Liverpool e tem comido a bola no Campeonato Inglês. Invista um pouco do seu tempo tratando essa joia com carinho.

» ATACANTES

Neymar
Dispensa justificativas.

Jonas
Por muito menos, Dunga chamou Afonso Alves em 2007 por ser o artilheiro do Campeonato Holandês. Jonas lidera a corrida pela Chuteira de Ouro na Europa. Merece demais uma chance.

Douglas Costa
Assim como Neymar, é outro nome inquestionável na convocação.

Hulk
Na minha opinião, disputa uma vaga com Lucas Moura, do PSG, e Roberto Firmino, do Liverpool. O atacante paraibano do Zenit São Petersburg tem a confiança de Dunga.

 

A convocação oficial...

> Goleiros

Alisson (Internacional)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Diego Alves (Valencia)

> Laterais
Danilo (Real Madrid)
Daniel Alves (Barcelona)
Filipe Luis (Atlético de Madrid)
Alex Sandro (Juventus)

> Zagueiros
David Luiz (Paris Saint-Germain)
Miranda (Internazionale)
Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Gil (Shandong Luneng)

> Volantes e meias

Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Fernandinho (Manchester City)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Oscar (Chelsea)
Lucas Lima (Santos)
Willian (Chelsea)
Kaká (Orlando City)
Douglas Costa (Bayern de Munique)

> Atacantes
Neymar (Barcelona)
Hulk (Zenit São Petersburgo)
Ricardo Oliveira (Santos)