¿Qué pasa com a excelente geração colombiana?

Publicado em Sem categoria

Um ano e meio depois de fazer sucesso na Copa do Mundo de 2014 e ser eliminada pelo Brasil nas quartas de final, a Colômbia vê alguns dos seus protagonistas em baixa na Europa. Os altos e baixos transformaram alguns deles em reservas de luxo e outros em moedas de troca em times importantes do Velho Continente.

A era Zinedine Zidane no Real Madrid começou sem James Rodríguez entre os titulares. A trinca de meias do técnico francês do Real Madrid teve Modric, Kroos e Isco. Artilheiro da última Copa do Mundo, o colombiano entrou durante a partida. Vale ponderar que a temporada do craque foi marcada por uma lesão que o afastou um tempinho do elenco.

Contratado pelo Chelsea para ser o homem-gol de José Mourinho, Falcao Garcia está disponível no mercado. O difícil é encontrar quem queira. Artilheiro no Porto e no Atlético de Madrid, o centroavante está lesionado desde a derrota do time londrino para o Liverpool, em 31 de outubro. A previsão é de que ele receba alta e volte a campo em 24 de janeiro.

Outro destaque da Colômbia na Copa do Mundo que ainda tenta se achar na temporada é o meia Cuadrado. Depois de uma passagem frustrada pelo Chelsea, ele tenta renascer com a camisa da Juventus. Fez até gol de cabeça em um dos seus ex-times, a Fiorentina, em 13 de dezembro, mas não é titular intocável de Massimiliano Allegri na Velha Senhora.

Diego Simeone apostou na contratação de Jackson Martínez, mas o goleador dos tempos de Porto ainda não desencantou pelo Atlético de Madri. O atacante está divorciado das redes desde 25 de outubro, na vitória por 2 x 1 diante do Valencia. Resultado: virou opção no banco de reservas do líder do Campeonato Espanhol.

Eleito Rei da América em 2014 depois de levar o River Plate ao título da Copa Sul-Americana, Teófilo Gutiérrez chegou a virar sonho de consumo do Corinthians para o lugar deixado por Paolo Guerrero. Preferiu ir para o Sporting. O time lidera o Campeonato Português com uma folga de cinco pontos, mas Téo Gutiérrez, autor de apenas três gols no Nacional, está longe de ser o protagonista da equipe comandada pelo técnico Jorge Jesus.

O bom Fredy Guarín é outro colombiano que vive altos e baixos na temporada. A Internazionale faz uma excelente campanha no Campeonato Italiano, mas o volante é reserva. Contratado para ser o goleiro titular do Arsenal no Campeonato Inglês, Ospina começou bem, mas perdeu a posição para o midiático Petr Cech e pode deixar a equipe londrina nesta janela de inverno. Ospina está insatisfeito com o banco, mas o fato é que o Arsenal lidera a Premier League com Cech debaixo das traves. Nem o melhor coreógrafo da Copa de 2014 vive um bom momento. O lateral-esquerdo Armero teve uma passagem pífia pelo Flamengo

O atento leitor do blog, Rodolfo Costa, acrescenta:Tem também o Adrián Ramos, contratado pelo Borussia Dortmund junto ao Hertha Berlim para a temporada 2014/2015. No time da capital, era titular incontestável e o homem-gol. No aurinegro, ele é sempre relacionado para as partidas, mas não convence quando tem a chance de substituir o Aubameyang. Inclusive, chegou a ser sondado pelo Beijing Guoan, time que contratou Ralf e Renato Augusto”.

Valorizado — Por enquanto, o salvador da pátria tem tudo para ser o centroavante Carlos Bacca. Ele está longe de ser brilhante com a camisa do Milan, mas gols decisivos pela equipe rossonera fizeram o time italiano recusar uma oferta do Chelsea por Bacca. Um sinal de que, aparentemente, o Milan está satisfeito com o desempenho do colombiano. São oito gols em 19 jogos no Italiano e outros dois em três exibições na Copa da Itália.

A falta de regularidade dos jogadores colombianos explica o sétimo lugar do país nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-2018. A esquadra comadada pelo argentino José Pekerman venceu o Peru na estreia (2 x 0), mas depois foi goleada pelo Uruguai (0 x 3), arrancou um excelente empate com o Chile (1 x 1), em Santiago, mas não foi capaz de deter em casa a Argentina (0 x 1).  Resultado: quatro pontos em 12 disputados. Pouco para quem terminou a Copa do Mundo e a última Copa América como sensação do continente.