Das oito vagas para as quartas de final da Copa do Brasil, sete já são de times que representam ou participaram da Copa Libertadores da América neste ano. Atlético Paranaense, Atlético Mineiro, Botafogo, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos estão classificados. Nesta quinta, a Chapecoense — que assim como o Flamengo foi eliminado na fase de grupos da Libertadores —, pode fechar o grupo dos oito se passar pelo Cruzeiro, às 21h30 na Arena Condá, em Chapecó. Do contrário, o time celeste será o único time que não disputou a principal competição do continente garantido nas quartas de final.
No Rio de Janeiro, o Grêmio administrou a vantagem de 3 x 1 da vitória em Porto Alegre. Achei rigorosa a expulsão do zagueiro Nogueira, aos quatro minutos do primeiro tempo. Com o time completo seria difícil eliminar o Grêmio. Com 10, então, virou missão impossível. Principalmente porque o time titular de Renalto Gaúcho é um dos mais competitivos do país a essa altura do campeonato. Tite estava lá e viu um show de Luan. Na minha opinião, o atacante merece ser convocado desde a conquista da medalha de ouro na Rio-2016.
Na Arena da Baixada, o Atlético-PR não deu chance ao Santa Cruz. Eduardo Baptista começa bem seu trabalho no Furacão. Arrancou empate com o Flamengo na estreia, no último domingo, e derrotou o time pernambucano por 2 x 0.
No Recife, o Botafogo mostrou, mais uma vez, que é um time cascudo em mata-mata. Como se não bastasse eliminar quatro campeões da Libertadores neste ano — Colo Colo, Olimpia, Atlético Nacional e Estudiantes — despachou o Sport, campeão da Copa do Brasil em 2008. O alvinegro segue à caça de dois títulos inéditos. Vanderlei Luxemburgo não teve tempo de fazer mágica, mas arrancou o empate por 1 x 1. A bem da verdade, deveria ter perdido. A arbitragem anulou gol legal de Rodrigo Pimpão no primeiro tempo.
No Independência, o Atlético-MG avançou às quartas de final com uma obra-prima de Otero e o poder de decisão do centroavante Fred. O jogo estava duro até o venezuelano desequilibrar com um golaço olímpico.
A melhor história da noite poderia ter sido protagonizada pelo Internacional. Ameaçado até de ser banido da Série B do Campeonato Brasileiro devido ao caso Victor Ramos, o colorado chegou a abrir 2 x 0 no Beira-Rio. Mas o badalado Palmeiras fez o suficiente para avançar. Perdeu por 2 x 1 e fez valer o triunfo por 1 x 0 no jogo de ida, em São Paulo.
Antes da rodada de ontem, o Flamengo havia eliminado o Atlético- Goianiense na semana passada. O Santos despachou o Paysandu-PA. O sorteio dos confrontos das quartas de final será na próxima segunda-feira na sede da CBF, no Rio.