Quando time ajustado favorece a base: a chance de Lorran no Flamengo

Compartilhe

Um time ajustado favorece o trabalho de inclusão de reforços e jovens egressos da base. Eu poderia escrever sobre a estreia — com gol — do zagueiro Léo Ortiz na vitória por 2 x 0 contra o Palestino pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores, no Maracanã (assista aos melhores momentos no fim do post), mas prefiro me concentrar na promessa Lorran, autor da cobrança do escanteio para a bela finalização.

Quando Jorge Jesus ajustou aquele Flamengo de 2019, por exemplo, o jovem Reinier teve facilidade para evoluir profissionalmente com aquele plantel. Fez seis gols e deu duas assistências na campanha do título no Campeonato Brasileiro. O português botou fé nele.

Tite usou o primeiro trimestre para ajustar o Flamengo. Goste a “nação” ou não, há um plano para a temporada.  Quem entendeu terá oportunidades na fatia mais difícil da temporada, ou seja, na Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores. Daí a importâncias dos meninos das categorias de base rubro-negra. Aos 17 anos, Lorran é uma dessas opções.

Um dos símbolos da conquista do Flamengo na Libertadores sub-20, a cria do Ninho do Urubu cobrou escanteio curto perfeito para Léo Ortiz finalizar. Dizem nos bastidores do centro de treinamento que Tite está encantado com a versatilidade de Lorran para atuar pelas pontas, centralizado e até no papel de falso camisa 9 para competir com Carlinhos pela suplência de Pedro durante a suspensão de Gabriel Barbosa.

Time desajustado coloca promessas no fogo. Vinicius Junior, por exemplo, não teve o privilégio de entrar em um Flamengo organizado quando subiu da para o elenco profissional. Havia instabilidade. Trocas de técnico prejudicaram a sequência dele. Mesmo assim, o clube conseguiu negociá-lo por 45 milhões de euros com o Real Madrid. A introdução de Reinier no time profissional em 2019 rendeu aos cofres 30 milhões.

A maratona de jogos obrigará Tite a fazer um rodízio. É a oportunidade dos meninos da base. Igor Jesus entendeu como funciona o titismo na prática. Está de sobreaviso para substituir Pulgar, por exemplo.  Victor Hugo pode entrar em campo durante a Copa América. A lesão de Wesley deixou lacuna na reserva de Varela. Ayrton Lucas foi deslocado para aquele setor depois da entrada de Matías Viña.

Por falar na lateral direita, Tite testou um outro jogador da base improvisado na lateral. Evertton Araújo é volante, mas terminou a partida contra o Millonarios na função de Varela e de Wesley. Foi desafiado a se reinventar e pode cavar espaço no time na temporada. Matheus Gonçalves não foi emprestado porque Tite conta com ele no plantel. Time ajustado facilita a introdução na equipe. Que Lorran e outros meninos aproveitem.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

4 horas atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

21 horas atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

3 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

4 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

4 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

5 dias atrás