52496861460_dfb7fae886_c Tite desembarca em Turim, na Itália, para iniciar a pré-temporada do Brasil. Foto: Lucas Figueiredo/CBF Tite desembarca em Turim, na Itália, para iniciar a pré-temporada do Brasil. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Primeira casa da Seleção antes da Copa, Itália emprega quase metade dos convocados da Sérvia

Publicado em Esporte

A Seleção começa a treinar nesta segunda-feira no Centro de Treinamento da Juventus, em Turim, para enfrentar a seleção mais italiana da Copa do Mundo do Catar. Dos 26 jogadores convocados pela Sérvia, adversária do Brasil daqui a 10 dias, no Estádio Lusail, pelo Grupo G, 11, ou seja, quase a metade, atua em clubes da Serie A — como é chamado o Campeonato Italiano. Dois deles foram vistos in loco por Tite e a comissão técnica neste domingo na vitória da Juventus por 3 x 0 contra a Lazio.

 

Filip Kostic defendeu a Velha Senhora. O meia atuou como ala-esquerdo no sistema 3-5-2 utilizado por Massimiliano Allegri. O treinadornão contou com Dusan Vlahovic nos últimos cinco jogos. O temido centroavante se recupera de uma lesão na virilha. Do outro lado estava Sergej Milinkovic-Savic. O meia da Lazio tem um irmão convocado. O goleiro Vanja Milinkovic-Savic atua no Torino com outro compatriota , Sasa Lukic.

 

Valorizada na Itália, a Sérvia também conta com Nikola Milenkovic na Fiorentina; Darko Lazovic e Ivan Ilic no Verona. Estão convocados, ainda, Filip Djuricic (Sampdoria), Luka Jovic (Fiorentina) e Nemanja Radonjic (Torino). Isso indica a dificuldade que o Brasil terá pela frente logo na estreia.

 

Quando mais de um terço dos convocados atua na liga de ponta de um mesmo país é preciso prestar muita atenção. A base do elenco Sérvia tem um pouco da escola italiana na vaia. Capacidade para conciliar marcação forte, intensa, obediência tática defensiva, e poder ofensivo.

 

O próprio técnico Dragan Stojkovic teve experiência no futebol italiano. O ex-meia vestiu a camisa do Verona no início dos anos 1990 emprestado pelo francês Olympique de Marselha. Dos 11 titulares, seis atuam no Calcio: o zagueiro Milenkovic, os alas Lazokic e Kostic, o volante Lukic, o meia Sergej Milinkovic-Savic e o centroavante Dusan Vlahovic. Praticamente um time. Portanto, não é por acaso que a Sérvia, uma das seleções mais italianas da Copa, mandou Portugal para a repescagem nas Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo.

 

Os “italianos” da Sérvia

  • Vanja Milinkovic-Savic (Torino, goleiro)
    Nikola Milenkovic (Fiorentina, defensor)
    Filip Kostic (Juventus, meia/ala)
    Filip Duricic (Sampdoria, meia)
    Nemanja Radonjic (Torino, meia)
    Sergej Milinkovic-Savic (Lazia, meia)
    Sasa Lukic (meia, Torino)
    Darko Lazovic (meia, Verona)
    Ivan Ilic (meia, Verona)
    Luka Jovic (atacante, Fiorentina)
    Dusan Vlahovic (atacante, Juventus)

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf