Brasileirão – Série A 2025
Prévia jogo a jogo da #rodada 17
Botafogo x Corinthians
Quando: 26/7, 18h30
A verticalidade do jogo deve ser o tom do duelo deste sábado. Os dois times são os que mais usam a bola longa nesta edição do Brasileirão. O Timão lidera neste ranking com média de 27 esticadas por partida. O Glorioso vem logo atrás com 22,4. Ex-técnico da Seleção, Dorival Júnior travará um debate tático com Davide Ancelotti, filho e auxiliar do comandante canarinho para a Copa de 2026.
Mirassol x Vitória
O Mirassol tem o terceiro melhor ataque do Brasileirão com 23 gols, atrás apenas do Cruzeiro (27) e do Flamengo (29). Reinaldo é a maior arma do time paulista. O lateral-esquerdo é a eficiência em pessoa nas cobranças de falta e de pênalti. O Vitória conta com as artimanhas táticas do experiente Fabio Carille com o talento do goleiro Lucas Arcanjo para deter o bom time de Rafael Guanaes.
Fortaleza x Red Bull Bragantino
O Fortaleza precisa cuidar urgentemente dos nervos. É o time com mais cartões vermelhos no primeiro turno do Brasileirão: cinco. A necessidade de deixar a vice-lanterna e arrancar rumo à fuga da zona de rebaixamento aumenta o estresse contra um adversário posicionado na banda de cima da classificação. Embora não vença há três jogos, o Red Bull Bragantino se mantém no G4.
Sport x Santos
Lanterna do Campeonato Brasileiro, o Sport corre contra o tempo para não quebrar o recorde da Chapecoense. Em 2021, o time catarinense demorou 20 jogos para vencer pela primeira vez na Série A. O Leão da Ilha acumula 4 empates e 10 derrotas. Velhos parceiros, os camisas 10 Lucas Lima e Neymar se reencontrarão em um duelo à parte.
Palmeiras x Grêmio
Um duelo bacana entre duas referências do ataque. De um lado, o questionado Vitor Roque, autor de três gols até agora no Brasileirão. Exige-se mais de quem custou 25 milhões de euros ao clube. Do outro, Braithwaite, protagonista de quatro bolas na rede com a camisa tricolor. O ataque alviverde para o gol é o cruzamento. O Grêmio aposta nos desarmes e nas interceptações.
São Paulo x Fluminense
O duelo entre dois xerifões da zaga é um atração à parte. O equatoriano Robert Arboleda lidera o sistema defensivo 3-5-2 do São Paulo organizado pelo técnico Hernan Crespo. Do outro lado, o quarentão Thiago Silva comanda a retaguarda do Fluminense de Renato Gaúcho. O técnico tricolor alterna os formatos 4-2-3-1 e 3-4-1-2 nesta temporada. Luciano é o ponto em comum. Defendeu os dois lados da moeda.
Cruzeiro x Ceará
O centroavante Kaio Jorge tem mais uma oportunidade para disparar na artilharia do Campeonato Brasileiro e encaminhar o fim de um tabu na história do Cruzeiro. O time celeste não emplaca o goleador da Série A desde os 12 gols do ídolo Tostão, em 1970. O matador da Raposa tem 12 e três de vantagem em relação ao meia Arrascaeta do Flamengo. O Ceará não vence há três partidas consecutivas.
Internacional x Vasco
O duelo deste domingo é a prova de que o mundo do técnico Fernando Diniz deu voltas. Em 2023, o então treinador do Fluminense eliminou o Internacional nas semifinais da Libertadores e marchou rumo à final contra o Boca Juniors para conquistar o título continental. A luta à frente do Vasco é para não encerrar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro na zona do rebaixamento.
Bahia x Juventude
O Bahia precisa colocar o pés na forma. O time de Rogério Ceni lidera o ranking de grandes chances perdidas no Campeonato Brasileiro com 28, ou seja, cria chances, mas tem uma dificuldade incrível de colocar a bola dentro da rede. Eliminado da Copa Sul-Americana no meio de semana, o tricolor tem uma excelente oportunidade de se recuperar contra um adversário posicionado na zona do rebaixamento.
Flamengo x Atlético-MG
Filipe Luís tem histórias curiosas em duelos com o Atlético-MG. Em 2020, fez o gol contra da vitória do Galo na estreia do técnico Doménec Torrent. O ex-auxiliar de Pep Guardiola havia sucedido Jorge Jesus. Como técnico, conquistou o título da Copa do Brasil no ano passado, o primeiro como treinador profissional. Cuca também ganhou a primeira taça como técnico pelo Flamengo. Olho em Arrascaeta e em Hulk. Ambos costumam roubar a cena e fazer gols nos confrontos diretos.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf

