Prévia da 11ª rodada do Brasileirão: análise, curiosidades e palpites

Compartilhe

Brasileirão – Série A 2025

Prévia jogo a jogo da #rodada 11


Bahia x São Paulo

Maior ídolo da história do São Paulo, o ex-goleiro Rogério Ceni jamais derrotou o tricolor paulista como técnico. São nove derrotas e dois empates. Um dos heróis da conquista do São Paulo na Copa do Brasil de 2023 na decisão contra o Flamengo, o meia Rodrigo Nestor é uma das opções no banco de reservas dos donos da casa.  O Bahia é um time contraditório. Ocupa o segundo lugar em grandes chances criadas com média de 25 por jogo. Ao mesmo tempo, é o líder em desperdício com média de 17 a cada exibição neste Brasileirão.

Quando: 31/5, 18h30

Onde: Arena Fonte Nova, em Salvador

Transmissão: Premiere

Palpite do blog: Bahia


Vasco x Red Bull Bragantino

Quando: 31/5, 21h

Onde: São Januário, no Rio de Janeiro

Transmissão: Premiere e SporTV

Duelo muito interessante no campo das ideias. Fernando Diniz tenta implementar o estilo autoral no Vasco. Fernando Seabra passou pelas divisões de base do Red Bull Bragantino, teve uma experiência no Cruzeiro, voltou ao clube do interior paulista e faz um belíssimo trabalho neste Brasileirão. Chamo a atenção para a faixa etária das duas equipes. O provável Vasco tem média de 27,7 anos, com cinco jogadores acima dos 30. O Red Bull Bragantino tem 26,5 e apenas um jogador supera a barreira dos 30 anos: o centroavante Eduardo Sasha, 33.

Palpite do blog: Vasco


  • Leia também

Resenha: 10 pitacos sobre o que rolou na 10ª rodada do Brasileirão 2025


Mirassol x Sport

Quando: 1/6, 11h

Onde: Maião, em Mirassol (SP)

Transmissão: Premiere

Sensação do Brasileirão, o estreante Mirassol tem pelo menos duas cartas na manga: ostenta o segundo melhor ataque da Série A com 16 gols, três atrás do Flamengo, e ocupa o segundo lugar em interceptações com média de 10,1 por partida. Reinaldo é um período nas cobranças de falta e de pênalti. Valter lidera o ranking de gols evitados. Atolado na lanterna. Atolado na laterna, o Sport segue à espera da primeira vitória no retorno à primeira divisão. O último triunfo do Leão da Ilha foi em 22 de março, diante do Retrô, no Campeonato Pernambucano.

Palpite do blog: Mirassol


Santos x Botafogo

Quando: 1/6, 16h

Onde: Vila Belmiro, em Santos (SP)

Transmissão: Globo e Premiere

Revelado pelo Santos, o zagueiro Jair custou 12 milhões de euros ao Botafogo. Aos 20 anos, o beque retorna à Vila Belmiro para enfrentar o time que o revelou. O defensor pode estar com os dias contados em General Severiano. O Nottingham Forest tem interesse nele para a disputa da próxima temporada da Premier League. A novidade no Peixe pode ser a escalação de Neymar desde o início da partida. Ele iniciou o amistoso contra o Red Bull Sazburg entre os 11, mas saiu no intervalo para dar lugar a Hyan.

Palpite: Botafogo


Juventude x Grêmio

Quando: 1/6, 16h

Onde: Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS)

Transmissão: Globo e Premiere

O Grêmio tem duas virtudes no Brasileirão, mas ambas não impactam na performance do time 12º colocado na classificação. O tricolor gaúcho é o segundo colocado em dribles certos por jogo com média de 9,8 fintas por partida. Também é o terceiro colocado em interceptações. Igor Serrote comanda o Grêmio nos desarmes. O Juventude passa por uma turbulência depois da demissão de Fabio Mathias e tenta entrar nos trilhos sob a batuta de Claudio Tencati para reagir e esboçar uma fuga da vice-lanterna da competição. O Juventude chegou a ocupar o G4 nesta edição.

Palpite: Grêmio


Flamengo x Fortaleza

Quando: 1/6, 18h30

Onde: Maracanã, no Rio de Janeiro

Transmissão: Premiere

O Flamengo que se cuide. O Fortaleza gosta de aprontar no Maracanã. Em 2016, o Tricolor do Pici fez 2 x 1, no Rio, pela Copa do Brasil. Jayme de Almeida comandava a equipe rubro-negra. em 2022, repetiu o placar contra a equipe de Paulo Sousa. No ano passado, o Fortaleza se impôs novamente na Cidade Maravilhosa contra a trupe liderada por Tite. Os dois clubes estão em dívida com a torcida. O Flamengo avançou às oitavas de final da Libertadores com sorriso amarelo depois de vencer o Deportivo Táchira da Venezuela por 1 x 0 com direito a milagre do goleiro Rossi no último lance. O Fortaleza perdeu para o Racing, mas está entre os 16. Em contrapartida, deu vexame na Copa do Brasil.

Palpite do blog: Flamengo


Corinthians x Vitória

Quando: 1/6, 18h30

Onde: Neo Química Arena, em São Paulo

Transmissão: Cazé TV, Premiere e Record

Pense em uma partida aleatória em Itaquera. Vou explicar o motivo: o técnico pentacampeão da Champions League e vencedor na cinco principais ligas nacionais da Europa — Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano — estará na Neo Química Arena no papel de técnico da Seleção Brasileira. Um dos convocados dele para os duelos contra Equador e Paraguai é o goleiro Hugo Souza. Carletto verá da tribuna de honra o holandês Memphis Depay, com quem costumava se encontrar em duelos de ponta nas principais competições do futebol europeu.

Palpite: Corinthians


Ceará x Atlético-MG

Quando: 1/6, 18h30

Onde: Arena Castelão, em Fortaleza

Transmissão: Premiere

O Atlético-MG tem muitas virtudes capazes de incomodar o Vozão no duelo deste domingo. Um deles é a posse de bola. O Galo é o terceiro colocado nesse quesito com média de 57,7% por partida. O time lidera o ranking dos chutes a gol com 18,7 por partida e dos chutes certos com 5,6. Rony é o “chuta-chuta” do elenco. Outro ponto forte da equipe de Cuca é a interceptação. Os jogadores estão sempre antenados na leitura do que o adversário pretende fazer com a bola. Lyanco e Rubens destacam-se nesse quesito. No Ceará, William Machado costuma ser o ladrão de bolas.

Palpite: Empate


Cruzeiro x Palmeiras

Quando: 1/6, 19h30

Onde: Mineirão, em Belo Horizonte

Transmissão: Amazon Prime

O jogo mais atraente da rodada tem uma curiosidade histórica.  O Palmeiras conquistou a Taça Brasil em 1969 ao terminar o quadrangular final na primeira colocação à justamente do Cruzeiro. Consequentemente, ambos seriam os representantes do pais na Copa Libertadores da América de 1970. A Confederação Brasileira do Desporto, precursora da CBF, não inscreveu os dois times do torneio sob alegação de que o calendário do torneio da Conmebol era prejudicial aos preparativos da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. Havia sido assim também em 1966. O Cruzeiro teve três jogadores na campanha do tri: Piazza, Tostão e Fontana. O Palmeiras emplacou Baldocchi e Émerson Leão.

Palpite: Empate


Internacional x Fluminense

Quando: 1/6, 20h30

Onde: Beira-Rio, em Porto Alegre

Transmissão: Premiere e SporTV

O duelo entre as duas camisas pesadas do futebol brasileiro lembra a final da Copa do Brasil de 1992. À época, o Colorado conquistou o título inédito. Do túnel do tempo para o presente. Os técnicos Roger Machado e Renato Gaúcho colocam em cartaz dois artigos raros. Meias com características dos velhos camisas 10. O maestro do meio de campo colorado é Alan Patrick. Ele funciona como arco e flecha. Deixa na cara do gol, mas também balança a rede. O cara da bola parada. Paulo Henrique Ganso exerce o mesmo papel na criação do Fluminense. Funciona como metrônomo tricolor.

Palpite: Empate

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Ex-técnico do Egito: o que Rogério Micale tem a dizer sobre o Pyramids

Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…

15 horas atrás
  • Esporte

Inter de Dorival inspirou o Corinthians de Dorival a vencer o Cruzeiro

Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…

1 dia atrás
  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

1 dia atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

2 dias atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

3 dias atrás
  • Esporte

Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…

4 dias atrás