Brasileirão – Série A 2025
Bahia x São Paulo
Maior ídolo da história do São Paulo, o ex-goleiro Rogério Ceni jamais derrotou o tricolor paulista como técnico. São nove derrotas e dois empates. Um dos heróis da conquista do São Paulo na Copa do Brasil de 2023 na decisão contra o Flamengo, o meia Rodrigo Nestor é uma das opções no banco de reservas dos donos da casa. O Bahia é um time contraditório. Ocupa o segundo lugar em grandes chances criadas com média de 25 por jogo. Ao mesmo tempo, é o líder em desperdício com média de 17 a cada exibição neste Brasileirão.
Vasco x Red Bull Bragantino
Duelo muito interessante no campo das ideias. Fernando Diniz tenta implementar o estilo autoral no Vasco. Fernando Seabra passou pelas divisões de base do Red Bull Bragantino, teve uma experiência no Cruzeiro, voltou ao clube do interior paulista e faz um belíssimo trabalho neste Brasileirão. Chamo a atenção para a faixa etária das duas equipes. O provável Vasco tem média de 27,7 anos, com cinco jogadores acima dos 30. O Red Bull Bragantino tem 26,5 e apenas um jogador supera a barreira dos 30 anos: o centroavante Eduardo Sasha, 33.
Resenha: 10 pitacos sobre o que rolou na 10ª rodada do Brasileirão 2025
Mirassol x Sport
Sensação do Brasileirão, o estreante Mirassol tem pelo menos duas cartas na manga: ostenta o segundo melhor ataque da Série A com 16 gols, três atrás do Flamengo, e ocupa o segundo lugar em interceptações com média de 10,1 por partida. Reinaldo é um período nas cobranças de falta e de pênalti. Valter lidera o ranking de gols evitados. Atolado na lanterna. Atolado na laterna, o Sport segue à espera da primeira vitória no retorno à primeira divisão. O último triunfo do Leão da Ilha foi em 22 de março, diante do Retrô, no Campeonato Pernambucano.
Santos x Botafogo
Revelado pelo Santos, o zagueiro Jair custou 12 milhões de euros ao Botafogo. Aos 20 anos, o beque retorna à Vila Belmiro para enfrentar o time que o revelou. O defensor pode estar com os dias contados em General Severiano. O Nottingham Forest tem interesse nele para a disputa da próxima temporada da Premier League. A novidade no Peixe pode ser a escalação de Neymar desde o início da partida. Ele iniciou o amistoso contra o Red Bull Sazburg entre os 11, mas saiu no intervalo para dar lugar a Hyan.
Juventude x Grêmio
O Grêmio tem duas virtudes no Brasileirão, mas ambas não impactam na performance do time 12º colocado na classificação. O tricolor gaúcho é o segundo colocado em dribles certos por jogo com média de 9,8 fintas por partida. Também é o terceiro colocado em interceptações. Igor Serrote comanda o Grêmio nos desarmes. O Juventude passa por uma turbulência depois da demissão de Fabio Mathias e tenta entrar nos trilhos sob a batuta de Claudio Tencati para reagir e esboçar uma fuga da vice-lanterna da competição. O Juventude chegou a ocupar o G4 nesta edição.
Flamengo x Fortaleza
O Flamengo que se cuide. O Fortaleza gosta de aprontar no Maracanã. Em 2016, o Tricolor do Pici fez 2 x 1, no Rio, pela Copa do Brasil. Jayme de Almeida comandava a equipe rubro-negra. em 2022, repetiu o placar contra a equipe de Paulo Sousa. No ano passado, o Fortaleza se impôs novamente na Cidade Maravilhosa contra a trupe liderada por Tite. Os dois clubes estão em dívida com a torcida. O Flamengo avançou às oitavas de final da Libertadores com sorriso amarelo depois de vencer o Deportivo Táchira da Venezuela por 1 x 0 com direito a milagre do goleiro Rossi no último lance. O Fortaleza perdeu para o Racing, mas está entre os 16. Em contrapartida, deu vexame na Copa do Brasil.
Corinthians x Vitória
Pense em uma partida aleatória em Itaquera. Vou explicar o motivo: o técnico pentacampeão da Champions League e vencedor na cinco principais ligas nacionais da Europa — Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano — estará na Neo Química Arena no papel de técnico da Seleção Brasileira. Um dos convocados dele para os duelos contra Equador e Paraguai é o goleiro Hugo Souza. Carletto verá da tribuna de honra o holandês Memphis Depay, com quem costumava se encontrar em duelos de ponta nas principais competições do futebol europeu.
Ceará x Atlético-MG
O Atlético-MG tem muitas virtudes capazes de incomodar o Vozão no duelo deste domingo. Um deles é a posse de bola. O Galo é o terceiro colocado nesse quesito com média de 57,7% por partida. O time lidera o ranking dos chutes a gol com 18,7 por partida e dos chutes certos com 5,6. Rony é o “chuta-chuta” do elenco. Outro ponto forte da equipe de Cuca é a interceptação. Os jogadores estão sempre antenados na leitura do que o adversário pretende fazer com a bola. Lyanco e Rubens destacam-se nesse quesito. No Ceará, William Machado costuma ser o ladrão de bolas.
Cruzeiro x Palmeiras
O jogo mais atraente da rodada tem uma curiosidade histórica. O Palmeiras conquistou a Taça Brasil em 1969 ao terminar o quadrangular final na primeira colocação à justamente do Cruzeiro. Consequentemente, ambos seriam os representantes do pais na Copa Libertadores da América de 1970. A Confederação Brasileira do Desporto, precursora da CBF, não inscreveu os dois times do torneio sob alegação de que o calendário do torneio da Conmebol era prejudicial aos preparativos da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. Havia sido assim também em 1966. O Cruzeiro teve três jogadores na campanha do tri: Piazza, Tostão e Fontana. O Palmeiras emplacou Baldocchi e Émerson Leão.
Internacional x Fluminense
O duelo entre as duas camisas pesadas do futebol brasileiro lembra a final da Copa do Brasil de 1992. À época, o Colorado conquistou o título inédito. Do túnel do tempo para o presente. Os técnicos Roger Machado e Renato Gaúcho colocam em cartaz dois artigos raros. Meias com características dos velhos camisas 10. O maestro do meio de campo colorado é Alan Patrick. Ele funciona como arco e flecha. Deixa na cara do gol, mas também balança a rede. O cara da bola parada. Paulo Henrique Ganso exerce o mesmo papel na criação do Fluminense. Funciona como metrônomo tricolor.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…