A Copa do Brasil será entregue ao capitão de São Paulo ou Flamengo neste domingo, no Morumbi, pelo presidente do Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), Mizael Conrado.
A CBF pretende chamar atenção para a inclusão. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase um terço da população brasileira é classificada como pessoa com deficiência.
Mizael Conrado é considerado o Pelé do futebol de cinco — para deficientes visuais. Como jogador, Mizael conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Atenas-2004 e Pequim-2008. Em 1998, foi eleito o melhor jogador do mundo. Aposentado como atleta, comanda o CPB desde 2017.
“Em um momento tão grandioso para o futebol, marcado pelas emoções de uma partida entre dois grandes clubes, enviar uma mensagem de inclusão e valorização das pessoas com deficiência ou necessidades especiais é fundamental”, diz Ednaldo Rodrigues em entrevista ao site oficial da CBF.
“Eu e Mizael estivemos no ano passado com o papa Francisco e assinamos um compromisso de trabalhar pela promoção do esporte como ferramenta de desenvolvimento humano, social e econômico. Fico feliz que possamos vivenciar esse momento juntos. A inclusão é um direito de todos os cidadãos”, completou o presidente da entidade.
A decisão da Copa do Brasil começa às 16h deste domingo no Morumbi, em São Paulo. Mandante, o tricolor tem a vantagem do empate depois de vencer o Flamengo por 1 x 0 no domingo passado.
Se o time carioca devolver o placar a decisão será nos pênaltis. O time carioca levará o título direto se fizer dois gols de diferença. O São Paulo quer o título inédito. O Flamengo busca o pentacampeonato.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf