image

Presidente da Fifa é convidado para estreia do Brasil no Mané

Publicado em Esporte

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, chega amanhã ao Rio e está convidado para a estreia do Brasil no torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 contra a África do Sul, nesta quinta-feira, às 16h, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

O blog apurou que a presença do dirigente na capital do país depende apenas do desenrolar de um encontro com representantes de clubes participantes das competições sul-americanas (Libertadores e Copa Sul-Americana), às 11h desta quinta-feira, na sede da CBF, na Barra da Tijuca (RJ). Uma fonte disse ao blog que, apesar da agenda apertada em relação ao deslocamento, é provável que Infantino venha a Brasília e fará o possível.

Alguns presidentes de federações também foram convidados pela CBF para a recepção a Infantino. Alguns deles podem até fazer um bate-volta Brasília-Rio-Brasília para não perderem o encontro com Infantino e a estreia do Brasil diante da África do Sul. Há quem tenha desistido de vir a Brasília para se deslocar apenas ao Rio de Janeiro.

Divididos entre o encontro com Infantino e a estreia do Brasil no Mané Garrincha, alguns presidentes de federação começaram a desembarcar na capital como convidados da CBF para a partida desta quinta-feira. Cartolas de Rondônia, do Acre e do Mato Grosso do Sul já estão na cidade. Outros são esperados entre hoje e amanhã.

Depois de ignorar o Brasil na primeira turnê pela América do Sul após ter sido eleito presidente da Fifa — esteve no Paraguai, no Uruguai, na Bolívia e na Colômbia — e de não comparecer ao sorteio das chaves do futebol nos Jogos Olímpicos, em abril, no Maracanã, Gianni Infantino vai se encontrar pela primeira vez com Marco Polo Del Nero no Brasil.

Na primeira turnê pela América do Sul, Infantino deixou clara a preferência por manter distância do Brasil. “É uma confederação que tem tido problemas, mas eles estão tentando trabalhar com mais transparência. O Brasil é pentacampeão mundial. Quando se fala de futebol, se fala do Brasil. Estou aqui para ajudar. Estou convencido de que o Brasil vai sair dessa situação ainda mais forte. Estamos aqui para ajudar o país a escrever novas páginas”.

Gianni Infantino acrescentou: “É que o Brasil já tem cinco Copas do Mundo… Tenho que visitar os demais e explicar a eles como se faz para ganhar também (risos). Falando sério: o Brasil é um país muito importante e quero que países como esse possam ter um papel importante no desenvolvimento do futebol ajudando aos outros. Nessa viagem não deu para ir ao Brasil, é impossível ir a todos os lugares. Mas em breve teremos os Jogos Olímpicos e estarei lá. Talvez faça até uma visita antes. A América do Sul é o coração do futebol. Claro que temos muito trabalho a fazer, a mudança é real. Fifa e Conmebol passaram por tempos muito difíceis, mas agora vamos trabalhar porque o futebol vale a pena. Estamos convencidos que podemos fazer grandes coisas, mais de US$ 1,4 milhões serão investidos para o desenvolvimento do futebol”.