FBL-WC-2022-MATCH41-CRO-BEL Lukaku perdeu várias chances na partida - Gabriel Bouys/AFP

Praga do Brasil pega pela segunda Copa consecutiva e a Bélgica está eliminada

Publicado em Esporte

Doha — Praga de brasileiro pega e a Bélgica é mais uma seleção a provar da maldição. Carrasco da Seleção nas quartas de final da Copa de 2018, na Rússia, a badalada geração de Courtois, De Bruyne, Hazard e Lukaku está eliminada na fase de grupos da Copa. Terceira colocada há quatro anos e meio, a esquadra liderada pelo técnico espanhol Roberto Martínez repete o fiasco da Alemanha. Algoz do Brasil na semifinal de 2014, a Alemanha também deu adeus ao torneio na fase de grupos na edição passada do Mundial.

Desajustada no Catar, a Bélgica castigou nesta edição um jogador que não merecia sair tão cedo da Copa. O goleiro Courtois voltou a ser brilhante no empate por 0 x 0 com a Croácia nesta quinta-feira, no Estádio Ahmad Bin Ali. A expectativa pela encantadora geração belga está novamente frustrada. Caiu contra a Argentina nas quartas de final no Brasil, em 2014, no Mané Garrincha; foi eliminada pela França nas semifinais da Copa anterior e sucumbe na versão atual em uma chave na qual era cabeça de chave de um grupo fácil. O surpreendente Marrocos avança em primeiro lugar e a atual vice-campeã Croácia em segundo.

A Croácia começou a partida melhor. Quase abriu o placar no primeiro minuto. Eleito melhor do mundo em 2018, o meia Modric estava pronto para cobrar o pênalti que poderia facilitar a partida, mas o VAR no melhor estilo Campeonato Brasileiro cancelou a cobrança sob alegação de impedimento. O argumento não convenceu os croatas. Houve muita reclamação.

Enquanto Courtois salvava a Bélgica na pressão insana da Croácia, a Bélgica empilhava seus craques em campo na tentativa de evitar a eliminação precoce. Lukaku entrou em campo e perdeu gols incríveis. Nenhuma das quatro tentativas entrou. Uma bateu na trave. A outra ia entrando e a defesa croata tirou praticamente em cima da linha depois de o centroavante finalizar com o peito. Ele tentou dominar a bola e deixou escapar. Transtornado com a queda, o camisa nove chegou a quebrar o vidro do banco de reservas.

Minada pelos próprios problemas internos resolvidos tardiamente a quatro paredes na concentração em Doha, a Bélgica sai da Copa como protagonista da maior decepção e continua se devendo um título. Esteve próxima da glória na Eurocopa de 1980, mas perdeu o título para a Alemanha. Ficou em quarto lugar na Copa de 1986 e em terceiro na de 2018.

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf