Paraguai Paraguai: vice da Copa América 2011 sem vitórias no tempo normal. Foto: Antonio Scorza/AFP (24/7/2011)

Portugal da Eurocopa-2016 lembra o Paraguai da Copa América 2011. Entenda o motivo…

Publicado em Esporte, Sem categoria

A campanha de Portugal na Eurocopa começa a lembrar — e muito — a do Paraguai na Copa América de 2011. Lembram? O time comandado à época por Gerardo “Tata” Martino, hoje técnico da Argentina, foi vice-campeão continental sem vencer uma partida sequer no tempo normal na campanha em que perdeu o título para o Uruguai.

No Grupo B da primeira fase da Copa América de 2011, o Paraguai estreou empatando por 0 x 0 com o Equador. Na sequência, ficou no 2 x 2 com o Brasil e no 3 x 3 com a Venezuela. Resultado: avançou às quartas de final em terceiro lugar na chave.

Nas quartas de final, o Paraguai cruzou com o Brasil. Empate por 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação e vitória nos pênaltis por 2 x 0 naquele jogo em que todos os cobradores do Mano Menezes erraram — Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred.

Nas semifinais, o Paraguai não deu conta de vencer a Venezuela no tempo normal e muito menos na prorrogação. Novamente nos pênaltis, venceu por 5 x 3. Na decisão, o Paraguai abusou da sorte e apanhou do Uruguai por 3 x 0 no Monumental de Núñez. No fim das contas, foi vice-campeão sem ganhar de ninguém durante toda a Copa América.

O caminho de Portugal na Euro-2016 é muito parecido. No Grupo F, empatou por 1 x 1 com a Islândia na estreia. Nas rodadas seguintes, 0 x 0 com a Áustria e 3 x 3 diante da Hungria. Graças ao esdrúxulo aumento do número de participantes de 16 para 24 seleções, os patrícios avançaram em terceiro lugar para as oitavas de final.

No primeiro mata-mata, Portugal empatou por 0 x 0 com a Croácia no tempo normal e só se classificou no tempo extra, gol de Quaresma. Nesta quinta-feira, arrancou empate com a Polônia no tempo normal e triunfou nos pênaltis por 5 x 3.

Portugal da Euro-2016 segue sem vencer como o Paraguai da Copa América de 2011. Vai chegar à final? Até quando o acaso vai proteger a distraída seleção de Cristiano Ronaldo?

Para não dizer que não falei do jogo…

Que personalidade do garoto Renato Sanches, 18 anos, novidade do Bayern de Munique para a temporada de 2016/2017. O moleque fez o gol de empate com a Polônia no tempo normal e converteu a cobrança na decisão por pênaltis. Tudo isso num time em que joga um tal de Cristiano Ronaldo — 13 anos mais velho que ele e eleito três vezes melhor do mundo.

 

Campanha do Paraguai na Copa América 2011
» Fase de grupos
Paraguai 0 x 0 Venezuela
Brasil 2 x 2 Paraguai
Paraguai 3 x 3 Venezuela
» Quartas de final
Brasil 0 (0) x 0 (2) Paraguai (nos pênaltis)
» Semifinal
Paraguai 0 (5) x 0 (3) Venezuela (nos pênaltis)
» Final
Uruguai 3 x 0 Paraguai

 

Campanha de Portugal na Eurocopa 2016
» Fase de grupos
Portugal 1 x 1 Islândia
Portugal 0 x 0 Áustria
Hungria 3 x 3 Portugal
» Oitavas de final
Croácia 0 x 1 Portugal (prorrogação)
» Quartas de final
Polônia 1 (3) x 1 (5) Portugal (nos pênaltis)
» Semifinal
Portugal x País de Gales ou Bélgica