Sudamericana O palco da final única da Sul-Americana será definido com o torneio em andamento. Foto: Conmebol O palco da final única da Sul-Americana será definido com o torneio em andamento. Foto: Conmebol

Popularidade dos times apontará país sede da final da Copa Sul-Americana

Publicado em Esporte

Pela primeira vez na era das finais únicas dos torneios organizados pela Confederação Brasileira Sul-Americana de Futebol (Conmebol), o Brasil não é candidato a receber uma das duas decisões continentais: Libertadores ou Copa Sul-Americana.

 

Anfitrião das finais da Libertadores nas edições de 2020 e de 2023, o Brasil não se mobilizou pela decisão deste ano porque o destino estava reservado à Argentina. A Associação de Futebol Argentina (AFA) oficializou o evento marcado para 30 de novembro, em Buenos Aires. Falta apenas definir o estádio da decisão.

 

A final da Copa Sul-Americana, uma semana antes, em 23 de novembro, ainda não tem país escolhido. O Brasil jamais abrigou a final do segundo torneio mais importante do continente. Provavelmente não acolherá em 2024. Ao contrário de edições anteriores, não houve interesse do país por recepcionar a finalíssima nesta temporada.

 

O blog apurou que o palco da final da Copa Sul-Americana dependerá do andamento do torneio na fase de mata-mata. A popularidade dos clubes protagonistas da decisão influenciará na escolha. Em 2024, por exemplo, o torneio conta com clubes de massa como Corinthians e Boca Juniors. Uma hipotética decisão entre eles demandaria estádio com capacidade minimamente razoável de público. O prazo para candidatura segue aberto, ou seja, há possibilidade de alguma cidade do Brasil se inscrever.

 

Consequentemente, o endereço da partida está diretamente ligado ao tamanho das torcidras dos respectivos candidatos ao título na competição. Há outros times tradicionais na Sul-Americana. Internacional, Racing, Cruzeiro e Argentinos Juniors também têm um público de respeito interessado em acompanhar a decisão.

 

Concepción, no Chile, é a cidade mais empenhada em receber a final da Sul-Americana, porém, por enquanto, não passa de uma manifestação de interesse. A Conmebol não bateu o martelo em relação a isso e dificilmente anunciará o local no sorteio da fase de grupos nesta segunda-feira, em Luque, no Paraguai, no sorteio das chaves.

 

A entidade ficou traumatizada com o estádio vazio na final de 2021 entre Athletico-PR e Red Bull Bragantino no Centenário, em Montevidéu. Com isso, prefere definir a sede com a fase de mata-mata em andamento.

 

Resumindo: a final da Sul-Americana terá o tamanho que merecer.

 

Finais únicas da Libertadores
2019: Lima (Peru)
2020: Rio (Brasil)
2021: Montevidéu (Uruguai)
2022: Guayaquil (Equador)
2023: Rio (Brasil)
2024: Buenos Aires (Argentina)

 

Finais únicas da Sul-Americana
2019: Assunção (Paraguai)
2020: Córdoba (Argentina)
2021: Centenário (Montevidéu)
2022: Córdoba (Argentina)
2023: Maldonado (Uruguai)
2024: indefinido

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf