Stock Stock Car não é disputada em Brasília desde a temporada 2014. Foto: Stock Car/Vicar

Perto de voltar a receber Stock Car, autódromo de Brasília passa a ser administrado pelo BRB

Publicado em Esporte

O Autódromo Internacional Nelson Piquet entra nesta semana em uma nova era. O blog apurou que o Banco de Brasília (BRB), financiador da polêmica reforma do circuito da capital do país, receberá oficialmente da Terracap nesta quinta-feira as chaves da pista de corrida em um evento com as presenças dos presidentes da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovanni Guerra; da Federação de Automobilismo do Distrito Federal (FADF), Renato Constantino; do tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, de representantes da Stock Car, com quem o banco tem parceria, e do presidente do banco, Paulo Henrique Costa.

Em reforma acelerada para receber provas neste ano, o autódromo está fechado desde 27 de abril de 2014. Naquela temporada, o DF sediou duas etapas da Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, com vitórias à época de Átila Abreu e Thiago Camilo.

A entrega das chaves faz parte do processo de aceleração dos preparativos de Brasília para cumprir compromissos com o calendário da temporada 2022 da Stock Car. A agenda da competição prevê uma etapa na capital federal em 20 de novembro. Há possibilidade, também, de outra dois meses antes, em setembro.

Em fevereiro do ano passado, o blog publicou que o BRB bancaria a reforma do autódromo. A informação foi confirmada em maio de 2021. A reabertura é uma promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha e havia sido reforçada na cerimônia de transferência da administração do Mané Garrincha para a Arena BSB, no início do ano passado.

“O que importa é colocar o autódromo em funcionamento, se é para Indy, Fórmula 1, tanto faz. Quero o local novamente funcional. Existe interesse de grandes corridas em virem para o DF, e quem assumir a concessão vai negociar com as empresas”, disse o governador à época.

Além de investir na reforma do autódromo, o BRB é patrocinador da Stock Car. Como mostrou o blog em abril do ano passado, o acordo foi fechado por R$ 7 milhões entre a instituição financeira estatal e a Vicar, promotora da Stock Car e Stock Car Light.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf