Gabigol Cruzeiro Gabriel Barbosa assume papel de protagonista, que um dia foi de Arrascaeta. Imagem: Cruzeiro EC Gabriel Barbosa assume papel de protagonista, que um dia foi de Arrascaeta. Imagem: Cruzeiro EC

Perdeu Arrascaeta e contratou Gabigol: Cruzeiro se “vinga” do Flamengo

Publicado em Esporte

Vingança é um prato que se come frio. O Cruzeiro lambeu os beiços na noite de réveillon. Em 2019, o reestruturado Flamengo usou o poder financeiro para arrancar um ídolo do time celeste: Arrascaeta. Pagou 15 milhões de euros por ele e causou revolta na parte azul de Minais Gerais. O craque havia levado o time ao bicampeonato da Copa do Brasil em 2017 e em 2018, e ao título estadual em 2018. Portanto, a saída do uruguaio foi conturbada.

 

Arrascaeta voltou das férias e se apresentou na Toca da Raposa. O Flamengo apresentou a oferta por meio do empresário de Arrascaeta, o ex-jogador Daniel Fonseca, e irritou a cúpula do Cruzeiro. O jogador não voltou a treinar e o clube ameaçou aplicar multas diárias. O imbróglio foi resolvido depois de um telefonema do vice de futebol do Flamengo, Marcos Braz, para Itair Machado — quem fazia jogo duro à época na transação.

 

Depois de aceitar a venda a contragosto, Itair Machado ironizou o investimento do Flamengo. “Para falar a verdade, se for para pagar o preço que eles (Flamengo) pagaram, eles podem continuar vindo atrás de jogador do Cruzeiro, aliciando. Para pagar o que eles pagaram, para o Cruzeiro foi muito bom”, afirmou o dirigente depois da perda de Arrascaeta. 

 

Leia também: 10 camisas 25 para você ficar de olho em 2025

 

A mudança do uruguaio de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro na janela de transferências de 2019 causou desconforto na China Azul. Seis anos depois, a oficialização de Gabriel Barbosa com a camisa celeste irritou muitos rubro-negros não somente com o ex-presidente Rodolfo Landim, mas com o próprio jogador. Há campanhas nas redes sociais para que flamenguistas deixem de segui-lo.

 

A compra de Arrascaeta foi um dos marcos do renascimento econômico do Flamengo. A contratação de Gabriel Barbosa pelo Cruzeiro também. Ao contrário do time rubro-negro, o celeste não desembolsou dinheiro pelo ídolo da equipe carioca. Aguardou o fim do contrato, ofereceu o maior salário do país turbinado pelo mecenas Pedro Lourenço, consolidou a vingança, tirou o então protagonista do clube mais popular do país e anunciou o reforço no meio do show da virada da tevê Globo. Presente antecipado de aniversário. O clube completa 104 anos nesta quinta-feira.  

 

O investimento do Cruzeiro também marca o novo momento financeiro do clube. Enquanto o Flamengo levava Arrascaeta, Gabriel Barbosa e Bruno Henrique para o Ninho do Urubu em 2019; o Cruzeiro colocou Gabriel Barbosa, Dudu e Bolasie no carrinho, passou no caixa e continua no supermercado em busca de reforços para a temporada de 2025. 

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf