Camisa 10 do Brasil no tetra, João Peglow estreou nos profissionais do Inter. Foto: Ricardo Duarte/Inter Camisa 10 do Brasil no tetra, João Peglow estreou nos profissionais do Inter. Foto: Ricardo Duarte/Inter

Peglow, Veron, Kaio Jorge… Campeões mundiais sub-17 pela Seleção ganham espaço nos times

Publicado em Esporte

Oito meses depois de a Seleção Brasileira conquistar o tetracampeonato no Mundial Sub-17 na virada por 2 x 1 sobre o México, a geração 2002 começa a acumular milhas em jogos dos times profissionais. Dos 21 campeões sob a batuta de Guilherme Dalla Déa, seis jogaram ao menos uma vez na equipe principal em 2020. Alguns eram apostas antes da convocação para o torneio do ano passado. Outros foram vendidos sem debutar entre os marmanjos.

Uma das novidades neste fim de semana foi João Peglow. Camisa 10 do Brasil na Copa, o meia esteve em campo durante 18 minutos no empate do Internacional por 1 x 1 com o Esportivo pela quinta rodada do segundo turno do Campeonato Gaúcho. O garoto de 18 anos brilhou no ano passado ao marcar três gols na campanha do título verde-amarelo, dois deles na estreia contra o Canadá. Um colega colorado que assistiu ao jogo conta que Peglow “deu outra dinâmica ao time” ao entrar no lugar de Marcos Guilherme. Não sentiu o peso da camisa e deve ganhar espaço no elenco colorado.

Melhor jogador do Mundial Sub-17, Gabriel Veron ainda não entrou em campo com o técnico Vanderlei Luxemburgo na retomada do Palmeiras após a paralisação causada pela pandemia do novo coronavírus, porém, acumula 372 minutos em campo no Paulistão e na Libertadores. Foi titular do início ao fim na goleada por 4 x 0 sobre o Oeste e na vitória por 3 x 1 contra o Mirassol. Cotado a sucessor de Dudu no coração da torcida, o atacante revelado pelo clube sonha com o primeiro gol no time principal.

Vice-artilheiro do Mundial Sub-17 com cinco gols, o centroavante Kaio Jorge virou alternativa para o técnico português Jesualdo Ferreira em meio ao caos político e financeiro do Santos. Tem 295 minutos em oito jogos. O garoto precoce tem até gol na Libertadores. Foi dele o gol da virada contra o Defensa y Justicia, na Argentina, pela fase de grupos.

Reserva na campanha do tetra, o meia Sandry Roberto estreou no time principal do Santos em fevereiro na derrota por 2 x 0 para o Corinthians. Voltou a ser utilizado neste fim de semana ao começar a partida contra o Novorizontino como titular. O jogador de 17 anos acumula 71 minutos com a camisa do alvinegro praiano nesta temporada.

Há campeões mundiais sub-17 seduzindo o mercado. O lateral-direito Yan Couto estreou em fevereiro no time principal do Coritiba. Eduardo Barroca colocou a promessa em campo no lugar de Patrick Vieira na vitória por 2 x 0 sobre o Cianorte. O jogador foi vendido ao Manchester City por 6 milhões de euros. Diego Rosa participou da campanha do Grêmio no vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, mas provavelmente não estreará no time principal. A diretoria tricolor foi ao limite na tentativa de mantê-lo, mas o meia também está a caminho do Manchester City, que pertence ao City Group.

Astro do Brasil no Mundial Sub-17 até sofrer lesão e deixar o torneio, o atacante Talles Magno é um dos campeões mais assediados, mas o Vasco resiste bravamente na expectativa de fazer o melhor negócio possível. A promessa de 18 anos ainda não teve exibições de gala neste ano como as de 2019. As contusões ainda são um trauma. Tanto que o “cara” do time neste início de temporada é o centroavante argentino Germán Cano. Talles não fez gol em 660 minutos (nove partidas) neste ano. A multa rescisória é estimada em R$ 233 milhões.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf