Pedro

Pedro levita, mantém Flamengo em alta nas copas e focado no Palmeiras

Publicado em Esporte

Foi um lance irreverente digno da reverência de quem ama futebol. Pedro, um desses brasileiros que não desistem nunca dos sonhos, havia tentado um gol de bicicleta contra o Athletico-PR no início do empate por 0 x 0 no jogo de ida, no Maracanã. O malabarismo consagrado por Leônidas da Silva, o Diamante Negro, voltou a entrar em cartaz aos 11 minutos do segundo tempo da partida de volta nesta quarta-feira, em Curitiba. O lateral-direito Rodinei cruzou, o centroavante levitou sobre o gramado artificial da Arena da Baixada e completou o serviço com a plasticidade de um artesão. O lance não merece somente placa, como diriam os antigos. A obra de arte vale um quadro emoldurado na parede do centro de treinamento do clube — o Ninho do Urubu.

“Vocês vão dizer que é mentira, mas fiz um gol parecido no treino de terça-feira. O cruzamento foi do Arrascaeta. Hoje, o Rodinei deu um belíssimo cruzamento e fiz o gol. O Flamengo foi taticamente muito bem. Aqui é complicado jogar devido ao gramado sintético, mas conseguimos”, disse o atacante em entrevista à tevê Globo depois do jogo.

Humilde, ele tentou dividir o protagonismo com o parceiro de ataque Gabriel Barbosa ao dar uma assistência dentro da área e ver o amigo acertar a trave. O gol diminuiria a dramaticidade dos minutos finais.

O vigésimo gol de Pedro na temporada atesta como ele tem sido decisivo sob o comando de Dorival Júnior. É o segundo ano mais artilheiro de quem, até pouco tempo, amargava a reserva e falava até mesmo em sair. Foi alvo do Palmeiras, que ofereceu € 20 milhões e mais dois jogadores. O presidente Rodolfo Landim educadamente disse não a Leila Pereira. O camisa 21 está a três bolas na rede de igualar o desempenho de 2020, quando estufou o barbante 23 vezes com o “manto sagrado”.

Pedro fez mais do que classificar o Flamengo para a segunda semifinal de mata-mata na temporada. Pode ter garantido, no mínimo, uma oportunidade na convocação de setembro do técnico Tite para os últimos amistosos antes do anúncio da lista final dos 26 relacionados para a Copa. Auxiliar de Tite, César Sampaio esteve nesta noite na tribuna de honra da Arena da Baixada.

Depois de um início de ano desconectado das ideias do português Paulo Sousa, o Flamengo chega ao mês de agosto vivo em três competições. Enfrentará São Paulo ou América-MG em uma semi da Copa do Brasil. Duelará com o Vélez Sarsfield por uma senha na decisão da Libertadores. Neste domingo, tentará diminuir para seis pontos a vantagem do líder disparado Palmeiras no Campeonato Brasileiro em confronto direto em mais um gramado artificial, o do Allianz Parque, em São Paulo. A vantagem do Flamengo poderia ter sido maior se Gabriel Barbosa não desperdiçasse a assistência de Pedro e acertasse a trave esquerda do sortudo goleiro Bento. A torcida sofreu sem necessidade.

Eliminado dentro de casa em mata-mata, algo raro para o Athletico-PR na Arena da Baixada, sobretudo contra o Flamengo, o Furacão se concentra, a partir de agora, na semifinal da Libertadores contra o Palmeiras e na manutenção da boa campanha na Série A. O Furacão ocupa a quinta posição na classificação geral. Flamengo e Atletico-PR duelaram quatro vezes neste ano e o rubro-negro carioca fez 7 x 1 no placar agregado.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf