Pedro Lesão muscular de Pedro foi um jato de água fria na torcida rubro-negra. Foto: Adriano Fontes/Flamengo Lesão muscular de Pedro foi um jato de água fria na torcida rubro-negra. Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Pedro é perda enorme, mas os três títulos de Filipe Luís foram sem ele

Publicado em Esporte

Não há dúvida de que Pedro faz falta não somente ao Flamengo, mas a qualquer clube do país e até mesmo a Carlo Ancelotti na Seleção Brasileira. A ausência do centroavante na final da Libertadores e no restante da temporada é uma perda imensa para o time carioca, mas chamou a atenção para um detalhe: os três títulos conquistados pelo técnico Filipe Luís foram conquistados durante a ausências do camisa 9 justamente por causa de lesões.

 

O técnico herdou a prancheta de Tite no fim do ano passado. O elenco não contava com Pedro. O centroavante havia se machucado em um treino da Seleção sob o comando de Dorival Júnior e desfalcou o Flamengo no restante da temporada.

 

Sem ele, o Flamengo foi eliminado da Libertadores pelo Peñarol sob o comando de Tite, definhou no Campeonato Brasileiro, mas conquistou a Copa do Brasil. Filipe Luís ainda contava com Gabriel Barbosa e o ídolo rubro-negro marcou duas vezes na decisão do título contra o Atlético-MG na primeira partida. Na segunda, Gonzalo Plata consumou o penta.

 

A temporada começou sem Pedro. Bruno Henrique assumiu o papel detestado por ele, ou seja, de falso camisa 9, mas correspondeu. Brilhou na Supercopa Rei contra o Botafogo, no Mangueirão, em Belém do Pará, ao marcar dois gols no triunfo por 3 x 1.

 

O Flamengo também se virou sem Pedro na decisão do Campeonato Carioca contra o Fluminense. O centroavante ainda se recuperava da cirurgia. Juninho balançou a rede no primeiro confronto da decisão na vitória por 2 x 1.  Houve empate por 0 x 0 no segundo duelo. Logo, talvez muitos esqueçam desse detalhe, o gol do título foi do… Juninho Vieira!

 

Duas partidas inesquecíveis para o torcedor rubro-negro na temporada não contaram com Pedro dentro das quatro linhas. Os centroavantes postiços Bruno Henrique e Walace Yan comandaram a virada contra o Chelsea na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes.

 

A exibição do Flamengo na derrota para o Bayern de Munique nas oitavas de final também não teve Pedro em campo. Nem por isso o time deixou de balançar a rede. Gerson e Jorginho se encarregaram de suprir a carência ofensiva. Filipe Luís deixou Pedro no banco de reservas contra o Chelsea e o Bayern de Munique no torneio disputado nos Estados Unidos.

Pedro vai fazer falta nos últimos dias da temporada. Isso é óbvio. O camisa 9 especialista oferece uma alternativa de jogo relevante. Basta lembrar da conexão dele com Arrascaeta na vitória por 3 x 1 contra o Palmeiras no último encontro entre os dois melhores times da América do Sul. Mas é fato também que todos os candidatos a substituí-lo fizeram gols decisivos em jogos relevantes sob o comando de Filipe Luís.

 

Herói do penta na Copa do Brasil, Plata está descartado. Bruno Henrique brindou a equipe com a Supercopa Rei. Juninho, reforço, fez o gol do título no Carioca contra o Fluminense. Embora seja jovem e destemperado, Walace Yan decidiu “final” contra o Chelsea. Sinal de que Filipe Luís tem capacidade, repertório e elenco para se virar sem Pedro, uma perda irreparável neste fim de temporada.

 

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf