Paulo Roberto Santos O técnico Paulo Roberto Santos levou o Pouso Alegre para a Série C em 2022. Foto: Divulgação/São Bento O técnico Paulo Roberto Santos levou o Pouso Alegre para a Série C em 2022. Foto: Divulgação/São Bento

Paulo Roberto Santos é o técnico do Brasiliense para a Série D do Brasileirão

Publicado em Esporte

Protagonista das classificações do Pouso Alegre-MG para a Série C em 2022; e do São Bento em 2016, Paulo Roberto Santos é o novo técnico do Brasiliense. Apelidado de “Rei do Acesso”, o  carioca de 63 anos assume a missão de levar o atual vice-campeão do DF para a terceira divisão com um vasto currículo no futebol brasileiro. Em 1994 e em 1998, por exemplo, levou o Gama ao título do Campeonato do Distrito Federal. Há dois anos, Paulo Roberto Santos brindou o Pouso Alegre com a final da Série D. Perdeu a decisão para o América-RN.

 

Ex-lateral-esquerdo, Paulo Roberto teve como último trabalho o XV de Piracicaba, em São Paulo. No Jacaré, comandará um trabalho de renovação na intertemporada depois da eliminação do clube nas semifinais do Candandão contra o Capital.

 

O blog apurou que o treinador já comandará treino nesta terça-feira no Centro de Treinamento do Brasiliense, no Setor de Clubes Sul. A estreia na quarta divisão será contra o Capital-TO, no próximo dia 29. O Grupo A5 ainda conta com Crac-GO, Iporá-GO, Mixto-MT, Real Brasília e União Rondonópolis-MT.

 

» Confira trechos da entrevista de Paulo Roberto Santos ao blog, em 2017.

 

Você é bicampeão do Campeonato Candango como técnico. Quais são as lembranças dos títulos de 1994 e de 1998?

A maior recordação é do primeiro título. Em um dos jogos, houve uma batalha campal contra o Sobradinho lá no estádio deles (Augustinho Lima). Em 1998, uma das vitórias foi debaixo de uma forte chuva, um temporal, mas vencemos (Paulo Roberto Santos comandou o Gama apenas no primeiro turno e saiu após um desentendimento com o supervisor Edvan Aires). Tive uma parceria boa aí com o presidente da época, que era o Wagner Marques. Foi um período bom da minha vida. Eu também era o técnico do Gama na Copa do Brasil de 1998. Nós perdemos por 4 x 2 para o Flamengo no antigo Mané Garrincha (na volta o Flamengo fez 3 x 0)

 

E a passagem pelo Paranoá?

Nem cheguei a estrear. O Paranoá ia disputar a Série C (de 2004), mas o Sobradinho (na verdade o Ceilândia) tomou a vaga no tapetão e entrou no lugar. Foi uma confusão danada. Eu estava treinando a equipe. Quando soube que o Paranoá havia perdido a causa na Justiça eu decidi ir embora.

 

A sua carreira registra 13 acessos…

Sim, mas a maioria foi aqui em São Paulo. Tive um lá em Unaí também, na época em que o time disputava o Campeonato Mineiro (agora é filiado à Federação do Distrito Federal).

 

Quem são as suas inspirações?

Eu gosto muito do José Mourinho, do Pep Guardiola, mas o momento é do Tite. Ele teve uma bela trajetória no Corinthians e realiza um excelente trabalho na Seleção Brasileira.

 

Você foi técnico do Fábio Carille?

Sim, ele foi meu zagueiro no Grêmio Barueri de 2006 para 2007. Era um jogador muito centrado, observador, profissional, já tinha inclinação para ser treinador . O Fábio Carille está de parabéns.

 

Até que ponto o apelido de “Vanderlei Luxemburgo” o incomoda?

Sou indiferente a isso. Um profissional de imprensa lá de Rio Claro (SP) inventou isso e a coisa pegou até hoje. Acho o Vanderlei Luxemburgo uma referência na par

 

Currículo: fama de Rei do Acesso

  • 1988 – Segunda divisão de Minas Gerais para elite (Pouso Alegre)
  • 1989 – Segunda divisão de Minas Gerais para elite (Minas Boa Esperança)
  • 1993 – Segunda divisão de Minas Gerais para elite (Unaí)
  • 2001 – Quinta divisão de São Paulo para quarta (Rio Claro)
  • 2002 – Quarta divisão de São Paulo para terceira (Rio Claro)
  • 2005 – Terceira divisão de São Paulo para segunda (Rio Claro)
  • 2006 – Segunda divisão de São Paulo para primeira (Rio Claro)
  • 2007 – Série C do Campeonato Brasileiro via Paulistão (Rio Claro)
  • 2013 – Segunda divisão de São Paulo para primeira (Rio Claro)
  • 2014 – Segunda divisão de São Paulo para primeira (São Bento)
  • 2016 – Série D do Campeonato Brasileiro para Série C (São Bento)
  • 2017 – Série C do Campeonato Brasileiro para Série B (São Bento)
  • 2022 – Segunda divisão de São Paulo para 1ª (São Bento)
  • 2022 – Série D do Campeonato Brasileiro para Série C (Pouso Alegre)

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf