O novo procurador foi escolhido em sessão administrativa nesta quinta-feira. Foto: Marcio Mercante
O acreano Paulo Emílio Dantas Nazaré é o novo procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ele foi o escolhido por aclamação em sessão administrativa nesta quinta na Lista Tríplice apresentada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os outros eram Gabriel Andrade de Santana e Yan Meireles de Meireles, ambos da Bahia. Ambos serão subprocuradores-gerais do órgão.
Bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB), Paulo Emílio é doutor em direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), além de especialista em processo civil pelo Instituto de Direito Público (IDP). O advogado é procurador do Estado do Rio Grande do Sul foi chefe de gabinete do senador Jorge Viana (PT-AC) no senado por quatro anos.
Dos três nomes sugeridos pela CBF, apenas um tinha experiência como procurador. Yan Meireles de Meireles havia exercido a função no Tribunal de Justiça Desportiva da Bahia (TJD-BA). Paulo Emílio substitui Ronaldo Botelho Piacente no STJD. O procurador-geral é o responsável pelas denúncias. Ele motiva os julgamentos realizados no tapetão.
“Feliz e honrado pela oportunidade de contribuir com o futebol, a grande paixão dos brasileiros. Na condição de Procurador-Geral de Justiça Desportiva, consigno meu compromisso com a defesa da ordem jurídica e da disciplina desportiva, conforme art. 217 da Constituição Federal. Com minha experiência profissional como Procurador do Estado do Rio Grande do Sul e acadêmica como Doutor em Direito, espero colaborar com o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para cumprimento da sua missão institucional, em sua nova composição, tendo à frente o Presidente Luís Otávio. Afinal, futebol é espetáculo, nele não deve ter espaço para violência nem para afronta à ordem jurídico-desportiva”, declarou Paulo Emílio Dantas Nazaré em entrevista ao site do STJD.
Há uma semana, houve troca na presidência do STJD. Luís Otávio Veríssimo Teixeira assumiu a principal cadeira na entidade no lugar de José Perdiz de Jesus.
Post atualizado às 12h12
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…