Parça de R10 no PSG, Pochettino volta ao clube francês como quinto técnico da era QSI

Publicado em Esporte

Novo técnico de Neymar no Paris Saint-Germain, Mauricio Pochettino, 48 anos, trabalhou com outro brasileiro bom de bola dentro do campo — e polêmico fora das quatro linhas. Eleito duas vezes melhor do mundo, Ronaldinho Gaúcho foi colega do então zagueiro argentino no início do século, nas temporadas de 2001/2002 e 2002/2003. Juntos, conquistaram a extinta Copa Intertoto em 2001 e foram vice-campeões da Copa da França. Portanto, partimos do princípio de que o sucessor do alemão Thomas Tuchel sabe lidar com astros faz tempo.

Vice-campeão da Champions League em 2019 como treinador do Tottenham, Mauricio Pochettino era beque do Newell’s Old Boys na final da Libertadores de 1992 contra o São Paulo, no Morumbi. Faz parte da turma de discípulos de Marcelo Bielsa. Além de Pochettino, jogadores daquele time como Gerardo “Tata” Martino, Eduardo Berizzo, Fernando Gamboa, Juan Manuel Llop e Alfredo Berti trocaram o par de chuteiras pela prancheta.

 

Amizade com o brasileiro no vestiário do clube francês

 

Mauricio Pochettino é o quinto técnico da era Qatar Sports Investments (QSI). O grupo com sede no país-sede da Copa do Mundo 2022 assumiu o clube em 2011. Na época em que Al Khelaifi começou a dar as ordens, o elenco era comandado por Antoine Kombouaré. O francês perdeu o emprego dois meses depois da reviravolta no clube.

 

Unai Emery foi o sucessor de Blanc. O espanhol deu sequência ao domínio do PSG no futebol francês com sete títulos — um Campeonato Francês, duas Copas da França, duas Copas da Liga e um bicampeonato na Supercopa da França.

 

Pochettino comanda treinos para a estreia na próxima quarta-feira

 

O alemão Thomas Tuchel deixou o clube com um diferencial. Foi o primeiro a classificar o PSG para a final da Champions League. Neymar, Mbappé e companhia perderam o título para o Bayern de Munique, em Lisboa. Sob as ordens dele, o PSG ganhou um bicampeonato francês (2019 e 2020), duas Supercopas da França (2018 e 2019), uma Copa da França (2020) e a Copa da Liga Francesa (2020). Nem mesmo os seis títulos pesaram para a manutenção do trabalho.

 

95 jogos disputou Mauricio Pochettino com a camisa do PSG. Fez seis gols entre janeiro de 2001 e 2003. Chegou a usar a braçadeira de capitão do time francês. Vinte anos depois, retorna como técnico

 

O novo comandante desembarca no PSG com a missão de levar o time à liderança do Campeonato Francês. A equipe ocupa o terceiro lugar com 35 pontos, um atrás do Lille e do primeiro colocado Lyon. É uma temporada chave para o time, que pode igualar o recorde de conquistas do Olympique de Marselha e do Saint-Étienne — cada um coleciona 10 troféus. Mauricio Pochettino também terá pela frente o Barcelona de Lionel Messi nas oitavas de final da Champions League. O clube também almeja Copa da França e a Copa da Liga.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf