Couto O abraço de Gerrard em Coutinho quando atuavam juntos no Liverpool. Foto: Adrian Dennis/AFP O abraço de Gerrard em Coutinho quando atuavam juntos no Liverpool. Foto: Adrian Dennis/AFP

Mais do que a si mesmo, Philippe Coutinho ajuda o fã Gerrard e Tite ao trocar Barca por Aston Villa

Publicado em Esporte

Philippe Coutinho está de volta ao futebol inglês. Três anos depois de deixar o Liverpool, é jogador do Aston Villa por empréstimo até o fim desta temporada com opção de compra ao fim do acordo.

Depois de dividir o meio de campo com o número 8 Steven Gerrard no Liverpool na temporada 2012/2013 e início de 2013/2014, o meia-atacante de 29 anos será comandado, agora, pelo ídolo com quem trabalhou nos Reds sob a batuta de Brendan Rodgers. Era o camisa 10 do time.

Steven Gerrard comanda o Aston Villa.  O time inglês ocupa o 13º lugar. Hoje, está aquém da briga por vaga para a Liga Europa. A distância em relação ao Tottenham é de 11 pontos até a 22ª rodada. Há margem de segurança em relação ao rebaixamento. A vantagem para o Burnley, primeiro time do Z-3, também é de 11 pontos.

A contratação de Philippe Coutinho é vantagem para quem, então?

Primeiro, para o próprio meia. O jogador era reserva no Barcelona. Estava sem moral com Ronald Koeman. Ficou sem espaço, também, neste início da gestão de Xavi Hernández. O técnico elogiou o jogador no adeus, mas a verdade é que não estava muito interessado no brasileiro.

O Aston Villa é escalado por Gerrard há apenas oito jogos. O treinador está tateando o melhor sistema de jogo neste início de trabalho. Configurou a equipe no 4-1-4-1 na derrota por 2 x 1 para o Manchester City. Jogou no 4-3-1-2 diante do Aston Villa e no 4-3-3 contra o Liverpool. Em tese, o argentino Emiliano Buendía será o principal concorrente de Coutinho no meio de campo.

O técnico é fã declarado de Coutinho. Certamente pediu a contratação. “Era impossível marcá-lo. Odiava quando o tinha como adversário nos treinos. Evitava aproximar-me dele e dizia-lhe muitas vezes para ficar longe de mim, para não me fazer passar vergonha…”, brincou Gerrard ao lembrar do tempo em que treinava com o brasileiro no Liverpool. “Tem um centro de gravidade muito baixo e é muito rápido. Ele está sempre dois ou três passos à frente dos defensores”, finalizou o craque.

A transferência de Coutinho do Barcelona para o Aston Villa também é muito importante para Tite. O técnico da Seleção Brasileira foi detonado por ter convocado o reserva Coutinho para os últimos dois jogos nas Eliminatórias contra a Colômbia e a Argentina. Nem entrou em campo.

Como conhece Coutinho, Gerrard pode ajudá-lo a ser titular do Aston Villa e a fortalecer a convicção de Tite em um jogador tão relevante para o que pretende do jogador no Mundial.

Portanto, a ida de Philippe Coutinho para o Aston Villa é boa para ele, ótima para Steven Gerrard e melhor ainda para blindar Tite das críticas causadas pela última controversa convocação. Particularmente, defendo a convocação de Coutinho dentro da coerência do trabalho de Tite desde que assumiu o comando da Seleção em 2016.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf