
O Boca Juniors era um gigante adormecido na virada do século. De repente, ressuscitou na América do Sul empilhando cinco finais e quatro títulos em oito anos de 2000 a 2007. Era o time mais temido do continente à época. Esse poder passou às mãos do Palmeiras.
Com espírito de Boca, o copeiro Palmeiras tirou o River Plate do caminho com autoridade nesta quarta-feira por 5 x 2 no placar agregado das quartas de final com as garras do tigre Vitor Roque e a assinatura de Flaco López.
A era do Boca ficou marcada pelo trabalho de Carlos Bianchi. A do Palmeiras, pelas aulas de reinvenção do português Abel Ferreira.
O Palmeiras está nas semifinais pela quinta vez em seis anos sob o comando do lusitano. Levou a taça em 2020 e em 2021. Tem tudo para ir à terceira final na era Abel. É favorito contra LDU ou São Paulo. Dino da melhor campanha geral. Uma campanha irretocável pavimenta a rota rumo ao Estádio Monimental, em Lima, no Peru.
River Plate, o freguês dos brasileiros
- 2019: perde final para o Flamengo
- 2020: eliminado pelo Palmeiras (semifinais)
- 2021: eliminado pelo Atlético-MG (quartas)
- 2022: eliminado pelo Vélez Sarsfield (oitavas)
- 2023: eliminado pelo River Plate (oitavas)
- 2024: eliminado pelo Atlético-MG (quartas)
- 2025: eliminado pelo Palmeiras (quartas)
Marcelo Gallardo lembra os times brasileiros que temiam o Boca na virada do século. É freguês não somente do Palmeiras, mas também do Flamengo, Internacional e Atlético-MG, De 2019 para cá, acumulou eliminações contra equipes brasileiras. Fantasmas na vida do excelente treinador.
Ele planejou muito bem o início da partida do River ao usar linha de cinco na defesa e abrir o placar com o gol de Maxi Salas, mas a superioridade alviverde era enorme e se traduziu na virada por 3 x 1 na volta somada aos 2 x 1 na ida. O Palmeiras ampliou o trauma de Gallardo.
Não há mais argentinos na chave do Palmeiras. Os adversários são LDU ou São Paulo. Do outro, restam Flamengo ou Estudiantes, dois possíveis adversários contra os quais jogou finais, e o classificado ineditismo do Racing.
Abel Ferreira na Libertadores
- 2020: campeão (contra o Santos)
- 2021: campeão (contra o Flamengo)
- 2022: semifinais (eliminado pelo Athletico-PR)
- 2023: semifinais (eliminado pelo Boca Juniors)
- 2024: oitavas de final (eliminado pelo Botafogo)
- 2025: semifinais (elimina o River Plate nas quartas)
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf

