Philadelphia — Testemunhei aqui no Lincoln Financial Field um senhor jogo entre dois times jovens. Impressiona saber que a formação inicial do Palmeiras tinha 24 anos contra 24,1 do Chelsea. Isso não é normal e foi determinante para a intensidade e a rotação acelerada do jogão com perfil de Champions League aqui na Pensylvannia.
Times europeus, sim, apostam na fórmula da juventude. Por isso desembolsaram 34 milhões de euros na compra de Estêvão, à época com 17 anos. Do lado de cá do Oceano Atlântico, o mercado é de jogadores usados a exaustão no Velho Continente.
O Palmeiras tenta contrariar a regra. O Flamengo tinha 28,7 naquela virada por 3 x 1 contra o time londrino. O Botafogo iniciou com 28,2 no triunfo contra o Paris Saint-Germain, que tinha 23,3. O Fluminense iniciará a semifinal contra os Blues na casa dos 30.
Vamos aos mínimos detalhes da derrota alviverde para o Chelsea, por 2 x 1…
Tem coisas que só acontecem com o Palmeiras também. Estêvão passou os últimos dias da Copa do Mundo de Clubes da Fifa questionado pela torcida do Palmeiras por admitir ter perdido o foco na competição e estar ansioso, com a cabeça longe, lá no Chelsea…
A joia de 18 anos, vendida ao clube inglês por 34 milhões de euros, respondeu com um golaço justamente contra o Chelsea — e lançou um novo bordão. Se havia a “lei do ex”, agora temos a “lei do futuro” reforço. Despediu-se balançando a rede do novo empregador.
“Ele vai ficar conosco mais um ou dois dias e depois vai sair de férias. Falei com ele depois do jogo. Foi uma noite perfeita porque nós vencemos e ele marcou. Foi bom para nós e para ele”, disse o técnico Enzo Maresca no fim da entrevista coletiva pós-jogo da qual participei.
Estêvão havia sido o melhor em campo pela Fifa no empate por 0 x 0 na estreia contra o Porto. Ficou devendo contra Al Ahly e Inter Miami, foi substituído por Paulinho quando crescia na partida, e viu o companheiro decidir a partida na prorrogação. Contra o Chelsea, bateu no peito, atraiu a responsabilidade de arrancou elogios do técnico Enzo Maresca.
“É um talento e tanto, um jogador fantástico. Para mim, quando você vem da América do Sul ou de alguma outra parte do mundo para a Europa, você precisa fazer uma adaptação. Primeiro, para continuar feliz e gostando de futebol. Essa adaptação vai acontecer e ele ajudará muito o Chelsea”, projetou o treinador italiano.
Weverton, um dos jogadores mais regulares do Palmeiras em qualquer campeonato, falhou no lance do gol. Para mim, gol de Gusto. A Fifa coloca na súmula contra, de Giay, mas a intenção do chute é do lateral do Chelsea. Weverton errou porque havia tempo de reação e ele demorou. Era um lance defensável e ali o Palmeiras viu o jogo ser desequilibrado.
Erros de goleiro são traumas na história do Palmeiras. Em 1999, o ídolo Marcos falhou ao sair do gol catando borboleta contra o Manchester United no Estádio Nacional, em Tóquio, e o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari viu Roy Keane frustrar a torcida alviverde.
Infortúnio como o de Giay também. Em 2021, o Chelsea derrotou o Palmeiras. Conquistou o título do velho Mundial de Clubes, rebatizado de Copa Intercontinental, devido a um erro de Luan. O zagueiro colocou a mão na bola. O VAR acusou e Havertz decretou o título depois de Lukaku abrir o placar e de Raphael Veiga empatar em uma cobrança de pênalti.
O capitão Gustavo Gómez e o lateral-esquerdo Piquerez estavam suspensos. Quem entrou não deu conta do recado, principalmente no primeiro tempo. Micael e Vanderlan não estiveram à altura do duelo contra os atuais campeões da Conference League.
Weverton e os homens de linha acusaram o golpe. Embora o Palmeiras tenha mentalidade vencedora e o mantra da cabeça fria, coração quente e uma coleção de gols nos últimos minutos, a sorte sorriu novamente para o lado azul no confronto direto.
Eserava-se um duelo brasileiro nas semifinais entre os dois reivindicadores do reconhecimento da Copa Rio. O Palmeiras, campeão em 1951 contra a Juventus da Itália. O Fluminense, diante do Corinthians, em 1952. O sonho do Palmeiras está mais uma vez adiado pelo Chelsea. O do tricolor carioca segue vivo de disputar a final no próximo dia 13.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf