A conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 ao superar o anfitrião Chile por 4 x 2 nos pênaltis depois de 1 x 1 no tempo regulamentar e na prorrogação fortalece o técnico Ramon Menezes na caminhada rumo ao Pré-Olímpico na Venezuela, a partir de janeiro. O Brasil venceu quatro partidas e empatou uma no Pan. Fez oito gols e sofreu apenas um.
“O Ramon Menezes merece comemorar bastante esse título. Ele trabalhou muito para formar o grupo e está sendo recompensado com o título. Ele é um treinador novo e já mostrou que gosta de quebrar tabus. Foi assim no Sul-Americano sub-20, que o Brasil não vencia havia 12 anos, e agora terminou com essa seca de 36 anos sem títulos da Seleção no Pan. A CBF quer cada vez mais profissionais com ideias diferentes e com o compromisso com a vitória, como o Ramon”, afirmou o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues.
Ramon Menezes desembarcou na competição pressionado pelo mau resultado no Mundial Sub-20 da Argentina. O Brasil foi eliminado por Israel nas quartas de final. A passagem pela Seleção principal como interino também não foi satisfatória. Fernando Diniz assumiu o cargo.
O êxito no Chile dá tranquilidade a Ramon Menezes para fazer experiências na Data Fifa. O Mané Garrincha, em Brasília, receberá um torneio triangular de 15 a 21 deste mês contra seleções da América do Sul e Central. Paraguai, Chile e Honduras são três dos dois possíveis adversários da Seleção Sub-23 na capital do país.
Escolhido pelo presidente Ednaldo Rodrigues para tocar o projeto olímpico rumo aos Jogos de Paris-2024 em busca da terceira medalha de ouro consecutiva, Ramon Menezes tem dois títulos nas categorias de base da CBF. No início do ano, ele havia conquistado o Campeonato Sul-Americano Sub-20 na última rodada do hexagonal final contra o Uruguai.
O trabalho no Mundial Sub-20 foi prejudicado pela indecisão do cartola na escolha do sucessor de Tite para assumir a Seleção principal. Interino, Ramon Menezes teve de deixar a concentração na Argentina para viajar até o Rio de Janeiro para convocar o Brasil para amistosos na Data Fifa. Saiu, voltou e foi surpreendido por Israel nas quartas de final.
O torneio em Brasília será praticamente o último evento de Ramon Menezes antes do anúncio dos escolhidos para disputar o Pré-Olímpico na Venezuela, de 20 de janeiro a 11 de fevereiro. A primeira fase tem dois grupos de cinco seleções cada. O Brasil está na Chave A contra Venezuela, Colômbia, Bolívia e Equador. Os dois melhores de cada avançam ao quadrangular final. O campeão e o vice carimbaram vaga aos Jogos de Paris.
Brasília recebeu os preparativos da Seleção Olímpica antes da campanha dourada no Rio-2016. Venceu os Estados Unidos por 3 x 0, no Mané Garrincha, sob a batuta do então técnico e hoje coordenador técnico do Santos, Alexandre Gallo. Ele deu lugar a Rogério Micale no projeto olímpico e o Brasil conquistou a inédita medalha dourada no Maracanã contra a Alemanha.
Das 16 vagas para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, 10 estão ocupadas. Além da anfitriã França, carimbaram passaporte Estados Unidos, República Dominicana, Espanha, Israel, Ucrânia, Marrocos, Egito, Mali e Nova Zelândia. Restam dois bilhetes na América do Sul, três na Ásia e uma reservada a uma repescagem entre Ásia e África. O Brasil é o atual bicampeão no Rio-2016 e Tóquio-2020.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf