Em um efeito colateral da Operação Episkiros* da Polícia Civil do DF (*jogo com bola precursora do futebol na antiga Grécia) deflagrada no último sábado, durante partida entre Botafogo e Palmeiras no Estádio Mané Garrincha, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu mudar a empresa responsável pela venda dos ingressos para o amistoso de 5 de junho entre Brasil e Qatar, às 21h30, no Mané Garrincha. O blog apurou que a Fanpass assumirá a comercialização no lugar da investigada meubilhete.com e também será responsável pelas vendas de CSA x Flamengo, em 12 de junho. A CBF confirmou a apuração do blog nesta terça-feira (em destaque neste post os procedimentos para quem adquiriu na operadora anterior).
Na segunda-feira, enviei alguns questionamentos à CBF sobre as próximas partidas agendadas para Brasília. Brasil x Qatar é da CBF. Em resposta ao blog na manhã desta terça, a assessoria da entidade confirmou que “o jogo não corre risco”, será disputado em Brasília, porém, informou que a plataforma de venda não seria mais a meubilhete.com. A firma de um dos empresários detidos na ação policial do último sábado havia derrotado outras sete concorrentes numa espécie de “licitação”. Segundo a CBF, ganhou por cobrar a menor taxa do mercado e não teria participação no resultado financeiro do jogo. Porém, está sob investigação.
Também questionei a CBF se o novo presidente, Rogério Caboclo, estuda usar o poder do cargo que ocupa e a caneta que tem nas mãos para mudar em caráter emergencial os parágrafos do artigo 13 do Regulamento Geral das Competições da CBF que tratam sobre a “transferência de partida para outro estado” — a chamada comercialização de mando de campo. A resposta é que “a CBF não participa dessas negociações e que o regulamento não pode ser alterado com a competição em andamento”.
Os clientes que efetivaram a compra por meio do site meubilhete.com deverão entrar em contato com a nova empresa responsável pela comercialização dos ingressos, a fim de substituir seu voucher (e-ticket). O atendimento aos torcedores está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo telefone 0800-878-3266, pelo e-mail atendimento@fanpass.com.br ou pelo WhatsApp (21) 96575-1021.
CBF
O Regulamento Geral das Competições da CBF autoriza até cinco vendas de mando de campo por clube desde que haja acordo com o clube adversário e as federações envolvidas diretamente na partida. Exemplo do último sábado: havia acerto entre Botafogo, Palmeiras e as federações do DF e do Rio para a realização do jogo. Esse tipo de comércio chegou a ser vetado em 2017, mas os clubes decidiram liberá-lo novamente no ano passado em decisão tomada pela maioria dos clubes da primeira divisão no congresso técnico da competição.
Com isso, qualquer tipo de mudança quanto ao veto ao mando de campo teria de partir de um algum clube, mas provavelmente não seria possível alterar ainda desta edição. Com isso, a partida entre CSA x Flamengo no próximo dia 12 também continua confirmada para Brasília.
A Operação Episkiros foi deflagrada durante o segundo tempo da vitória do Palmeiras por 1 x 0 sobre o Botafogo, no Mané Garrincha. A Polícia Civil cumpriu mandados de prisão temporário. Entre os detidos, o ex-jogador Roni, um dos sócios da operadora meubilhete.com, Leandro Brito; o presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal, Daniel Vasconcelos e um supervisor da Federação de Futebol do Estado do Rio, Eduardo Luiz Barros. Todos foram liberados no início da noite do último domingo após prestarem depoimentos.
As investigações apontam que a empresa Roni7 adulterava borderôs e divulgava público menor do que o presente na arena. Consequentemente, pagava menos impostos e taxas a partir do valor da arrecadação bruta. Outra alternativa era fraudar o número de entradas gratuitas.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/