Messi Messi perdeu 17 dos 70 pênaltis cobrados no Barcelona. Foto: ptjornal.com

Onde Messi tem melhor aproveitamento em cobranças de pênalti: na Argentina ou no Barcelona?

Publicado em Esporte, Sem categoria

Lionel Messi anunciou a aposentadoria da seleção depois de falhar na decisão por pênaltis da Copa América Centenário diante do Chile no último domingo, mas, acredite se quiser: o jogador eleito cinco vezes melhor do mundo tem um aproveitamento de 83% em cobranças de pênalti com a camisa da Argentina e de 75% vestindo a roupa azul-grená do Barcelona.

Com a camisa da Argentina, Lionel Messi cobrou 18 pênaltis e errou apenas três. Um aproveitamento de 83%. Todas as vezes em que uma partida foi para os pênaltis ele pegou a bola e foi o primeiro a bater. A história do craque na seleção registra seis decisões por pênaltis, com duas vitórias e quatro derrotas. A última delas justamente para o Chile na Copa América.

No Mundial de 2006, Messi era reserva quando a Argentina perdeu para a Alemanha nas quartas de final. Na Copa América de 2011, em casa, converteu sua cobrança diante do Uruguai nas quartas de final, mas a Celeste triunfou e avançou de fase. Nas semifinais da Copa de 2014, fez a sua parte na decisão contra a Holanda, no Itaquerão, em São Paulo, e a Argentina eliminou a Laranja Mecânica. Nas quartas de final da Copa América de 2015, Messi acertou de novo e a vítima dos hermanos foi a Colômbia nas quartas de final. Apesar de Messi ter estufado a rede na decisão por pênaltis contra o Chile na final de 2015, La Roja ficou com o título. O único pênalti desperdiçado por Messi em decisões foi o de domingo, na revanche que terminou novamente com volta olímpica chilena na Copa América Centenário.

No Barcelona, Messi cobrou 70 pênaltis e errou 17. O aproveitamento do maior ídolo da história do clube catalão é de 75%. Cristiano Ronaldo, por exemplo, ostenta 85% com a camisa do arquirrival, Real Madrid. Os números de Messi na temporada de 2015/2016 alertavam que o risco de ele falhar na final da Copa América Centenário era alto. O argentino cobrou sete pênaltis e desperdiçou quatro.

 

As decisões por pênaltis de Lionel Messi com a camisa da Argentina

Adversário Competição Fase Messi… Argentina…
Alemanha Copa do Mundo 2006 Quartas de final Era reserva Foi eliminada
Uruguai Copa América 2011 Quartas de final Acertou Avançou
Holanda Copa do Mundo 2014 Semifinal Acertou Avançou
Colômbia Copa América 2015 Quartas de final Acertou Avançou
Chile Copa América 2015 Final Acertou Foi vice-campeã
Chile Copa América 2016 Final Errou Foi vice-campeã