Liverpool Arnold: do Mundial Sub-17 de 2015 a titular do Liverpool e reserva da Inglaterra na Copa aos 19 anos. Foto: AFP Alexander-Arnold: do Mundial Sub-17 de 2015 a titular do Liverpool e reserva da Inglaterra na Copa da Rússia.

Onde estão os laterais do Brasil que enfrentaram Alexander-Arnold no Mundial Sub-17 de 2015?

Publicado em Esporte

Aos 21 anos, Trent Alexander-Arnold bate um bolão faz tempo. Enfrentou o Brasil em Mundial Sub-17, disputou a Copa da Rússia aos 19 anos, foi titular em três jogos da Inglaterra nas Eliminatórias para a Eurocopa-2020, em duas partidas da Nations League, mas parece que os usuários brasileiros das redes sociais só descobriram o lateral-direito do Liverpool neste mês de dezembro. Talvez, devido ao encerramento da temporada no Brasil. Os clubes daqui estão em férias. Não há o que assistir. Aí, é hora da turma da preguiça que não presta atenção no que está rolando lá fora, sair da bolha do nosso fraco futebol, se abrir ao novo — e tomar alguns sustos ao assistir ao Mundial de Clubes da Fifa e a Premier League.

Uma comparação serve de termômetro para mostrar o quanto Alexander-Arnold está (faz tempo!) em outro patamar. Você cansou de ouvir que o Brasil é a terra dos laterais. Até pouco tempo, sim. Hoje, não. A Seleção tem uma dificuldade imensa de achar um sucessor minimamente confiável para Daniel Alves na direita. Do outro lado, Marcelo e Filipe Luís continuam sem sombra. Sinal de que a fábrica parou faz tempo ou falta uma pitada de ousadia aos nossos treinadores — inclusive o da Seleção, Tite — para “inventar” laterais, criar alternativas, sair da caixinha. Lembro: Arnold era volante no Mundial Sub-17 de 2015!

Em 20 de outubro de 2015, Arnold enfrentou o Brasil na fase de grupos do Mundial Sub-17 no Estádio La Serena, no Chile. Um público de 8.225 torcedores viu o inglês atuar no meio de campo na função de volante na derrota por 1 x 0 para a Seleção. Fazia par com o companheiro de Liverpool Herbie Kane no sistema 4-2-3-1 configurado por Neil Dewsnip. O resultado praticamente eliminou precocemente os ingleses do torneio. Um dos contemporâneos de Arnold naquele elenco do Brasil era Éder Militão, contratado no início da temporada europeia pelo Real Madrid. Militão também atua como lateral-direito, mas já era zagueiro na Seleção Brasileira naquele Mundial.

Os laterais do Brasil no Mundial Sub-17 de 2015 eram Klebinho (Flamengo) na direita e Rogério (Internacional) na esquerda. Quatro anos depois, Arnold é titular do Liverpool e disputou até Copa do Mundo com a Inglaterra em 2018, na Rússia. O técnico Gareth Southgate deu milhas ao jogador na derrota por 1 x 0 para a Bélgica na última rodada da fase de grupos. Campeão da Champions League, da Supercopa da Uefa, do Mundial de Clubes e a Premier League encaminhada com 13 pontos de vantagem sobre o vice-líder, Arnold tem tudo para ser titular da Inglaterra na Euro-2020 e certamente na Copa do Qatar em 2022.

Enquanto isso…

Aposta daquele Seleção Brasileira Sub-17, Klebinho não conseguiu espaço na lateral direita do Flamengo numa época em que Pará e Rodinei alugavam a posição. O prata da casa disputou duas partidas neste ano no empate por 1 x 1 com o Vasco e no 0 x 0 contra o Volta Redonda pelo Campeonato e está emprestado ao Verdy Tokyo do Japão. Continua sendo lembrado para as seleções de base, mas o nível técnico do futebol na terra do sol nascente o deixa em xeque.

Vendido pelo Internacional ao Sassuolo da Itália por 1,5 milhão em 2016, o lateral-esquerdo Rogério deu sequência ao período de maturação na Juventus e no próprio Sassuolo. Aos 21 anos, acumula 48 jogos no Campeonato Italiano e cinco na Copa Itália. Entrou em campo duas vezes nesta temporada. André Jardine não chamou Rogério para a seleção que disputará o Pré-Olímpico para os Jogos de Tóquio-2020, em janeiro, na Colômbia. As vagas da posição ficaram com Ayrton Lucas (Spartak Moscou) e Caio Henrique (Fluminense).

Adversários de Alexander-Arnold naquele 20 de outubro de 2015, Klebinho e Rogério provam que o lateral-direito do Liverpool e da seleção da Inglaterra está mesmo em outro patamar.

 

FICHA TÉCNICA

MUNDIAL SUB-17 – 2ª RODADA

INGLATERRA 0 x 1 BRASIL

Local: Estádio La Portada, La Serena (Chile)

Data e hora: 20/10/2015, às 18h (horário de Brasília)

Árbitro: Mohammed Abdulla Mohamed (Emirados Árabes Unidos)

Auxiliares: Mohamed Alhammadi (Emirados Árabes Unidos) e Hasan Almahri (Emirados Árabes Unidos)

Cartão Amarelo: Andrey e Ronaldo (BRA); Sterling (ING)

Gol: Leandro – 21’/2ºT (0-1)

INGLATERRA: Whiteman; Yates, Williams, Suliman e DaSilva; Kane e Alexander-Arnold, Ugbo, Edwards (Hinds – 25’/2ºT) e Willock (Hepburn-Murphy – 34’/2ºT); Sterling (Madivivi – 25’/2ºT)

Técnico: Neil Dewsnip

BRASIL: Juliano; Klebinho, Ronaldo, Éder Militão e Rogério; Liziero (Guilherme – 29’/2ºT), Andrey e Lincoln; Arthur, Luis Henrique (Eron – 36’/2ºT) e Leandro (Matheus – 44’/2ºT)

Técnico: Carlos Amadeu

 

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/