Como havia antecipado o blog Drible de Corpo com exclusividade, em 28 de novembro do ano passado, Arthirson é o novo secretário Nacional do Futebol e Defesa do Direito do Torcedor. O ministro do Esporte, André Fufuca, e o lateral-esquerdo revelado pelo Flamengo, com passagem por Juventus, Cruzeiro, Bayer Leverkusen, Botafogo, Brasiliense, Portuguesa e Seleção Brasileira, aguardavam apenas os trâmites burocráticos para a oficialização do ex-comentarista da Band no cargo. A nomeação foi assinada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e publicada no Diário Oficial da União do último dia 8
Arthirson publicou vídeo nas redes sociais confirmando o novo desafio. “Foi me dada a oportunidade de conduzir a Secretaria Nacional do Futebol e Defesa do Direito do Torcedor, ligada ao Ministério do Esporte. Sempre me preparei tecnicamente para os desafios que a vida me apresenta, dessa vez não é diferente”, diz na gravação divulgada neste sábado.
Ele acrescenta: “A secretaria está presente no desenvolvimento do futebol como um todo. Vamos buscar criar meios para gerar mais oportunidades e desenvolver jovens e crianças dentro do esporte. Juntos vamos fazer o futebol brasileiro retomar o protagonismo no mundo, conto com vocês nessa jornada”, encerrou o ex-jogador.
Aposentado desde 2012, Athirson jogou em várias posições depois de pendurar as chuteiras. Foi treinador do São Cristóvão, Flamengo-PI, Alecrim-RN, Tocantins-TO e Goytacaz-RJ, bateu uma bola no futebol de praia e ministrou palestras, entre outros temas, sobre inteligência emocional no esporte. Neste ano, Athirson ocupou o cargo de comentarista da Band.
Criada em 2009 no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o cargo pode ser ocupado pela primeira vez por um ex-jogador de futebol. Além de José Luis Ferrarezi passaram pelo cargo nomes como Alcino Reis, Toninho Nascimento, Rogério Hamam, Ricardo Gomyde, Gustavo Perrella, André Argolo e Ronaldo Lima. Em 14 anos, jamais houve um atleta na função. Um dos principais desafios de Athirson será o combate à violência nos estádios de futebol.
Em 2023, houve uma série de confusões no Campeonato Brasileiro nos estádios da Vila Belmiro, São Januário e Vila Capanema, morte de uma torcedora do lado de fora do Allianz Parque durante a partida entre Palmeiras e Flamengo e briga generalizada no superclássico entre Brasil e Argentina, no Maracanã, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O Ministério do Esporte define as atribuições da Secretaria do Futebol assim: “É responsável por várias ações que contribuirão para o aprimoramento do futebol brasileiro, masculino e feminino, em conjunto com a Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), além de incentivar a cultura de paz e de respeito aos direitos do torcedor”. A principal função da Apfut é coordenar a fiscalização dos clubes que parcelaram dívidas fiscais com juros baixos em troca de algumas contrapartidas.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…