Foi o sábado dos Fernandinhos. Na Inglaterra e no Brasil. Acordei cedo para assistir ao clássico de Manchester entre United e City. Que jogaço. Que partida do volante Fernandinho. Bem posicionado taticamente pelo técnico Pep Guardiola, o volante foi um dos destaques do triunfo dos azuis sobre os vermelhos no Old Trafford. Por sinal, Fernandinho é um dos enigmas do futebol brasileiro. Por que ele rende tão bem com Pep Guardiola e até com o técnico anterior, o chileno Manuel Pellegrini, e foi tão questionado na Seleção Brasileira quando trabalhou sob os comandos de Mano Menezes, Luiz Felipe Scolari e Dunga?
Fernandinho jogou muito na vitória sobre o Manchester United. Do jeito que Tite precisa dele na Seleção Brasileira, ou seja, um pouco mais avançado no meio de campo. Como Paulinho está suspenso na partida contra a Bolívia, em Natal, é bem provável que Fernandinho seja convocado na próxima lista do comandante verde-amarelo. No sistema tático 4-1-4-1, formaria a segunda linha de quatro marcadores ao lado de Willian, Renato Augusto e Neymar. Pep Guardiola não é o técnico da Seleção, mas transformou Douglas Costa na passagem pelo Bayern de Munique e pode dar um upgrade na carreira de Fernandinho no City.
Do paranaense Fernando Luiz Rosa para o paulista Luiz Fernando Pereira da Silva, o Fernandinho do Flamengo. Emprestado ao Flamengo pelo Grêmio a pedido de Muricy Ramalho, Fernandinho chegou ao Ninho do Urubu vendo torcedores torcendo o nariz para ele. Pois de uma hora para outra, o contestado Fernadinho fez o gol da classificação rubro-negra para as oitavas de final da Copa Sul-Americana e depositou seis pontos na conta do time na briga pelo título nas vitórias consecutivas sobre a Ponte Preta e o Vitória. Que fase!
Faltam 12 rodadas para o fim do Brasileirão. E Fernandinho pode igualar ou quem sabe quebrar um recorde pessoal na Série A. O melhor desempenho dele na história da competição foi com a camisa do Atlético-MG. Em 2013, marcou 6 gols em 23 jogos. Em 2009, ano em que o Flamengo foi hexa, balançou as redes 4 vezes pelo Barueri. Nesta edição do Nacional, Fernandinho contabiliza 2 gols.
Só falta a empolgada torcida do Flamengo iniciar a campanha “Ão, ão, ão, Fernandinho é Seleção”.
O do Flamengo, não, Tite! O do Manchester City…
Bom domingo a todos.