Pedro Renato já deixou claro que não há espeço para Pedro e Gabigol juntos. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo Renato já deixou claro que que não há espeço para Pedro e Gabigol juntos. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O que o reserva Pedro pode aprender com Firmino, Vinicius Junior e Gabriel Jesus

Publicado em Esporte

O fim de semana do futebol europeu ensina muito ao Brasil em meio a debates acalorados sobre o aproveitamento de Pedro pelo Flamengo. Não há dúvida de que Jorge Jesus, Domenec Torrent, Rogério Ceni e agora Renato Gaúcho contaram e contam com um diamante no elenco, mas o dilema não é exclusividade rubro-negra.

Roberto Firmino forma com Mohamed Salah e Sadio Mané um dos trios de ataque mais fortes do mundo no Liverpool. Porém, hoje o brasileiro é menos titular e cada mais reserva do português Diogo Jota. Isso não diminuiu em nada a qualidade de um dos xodós de Tite na Seleção. Firmino amadureceu. Sabe o seu papel na engrenagem de Jurgen Klopp. Entrou no lugar de Salah na abertura do Campeonato Inglês e fez o que o técnico alemão espera dele. Melhorou o time e influenciou diretamente no resultado da partida.

Vinicius Junio custou 40 milhões de euros ao Real Madrid. Em vez de fazer bico para o técnico Carlo Ancelotti, combate a hierarquia de ser estepe de ninguém menos do que Eden Hazard jogando no limite para aproveitar os minutos em campo. Entrou no lugar do belga duas vezes em duas rodadas neste início do Campeonato Espanhol e fez três gols, dois deles neste fim de semana. Salvou o Real Madrid da derrota para o Levante no empate por 3 x 3.

 

“Ele é uma pessoa incrível. Se precisar joga dez minutos, não importa a posição, no meio, na direita, na esquerda. Ele sempre está pronto para ajudar, para fazer o que é preciso pelo time. É um privilégio tê-lo aqui conosco”

Pep Guardiola, técnico do Manchester City, sobre Gabriel Jesus

 

Gabriel Jesus é um dos maiores investimentos recentes do Manchester City. Desembarcou no clube para disputar posição com Sergio Aguero, maior artilheiro da história do clube inglês. Ambos jogaram juntos, separados e até sentaram juntos no banco do elenco comandado por Pep Guardiola. Jesus mostra maturidade no City e na Seleção. Joga menos por ele e mais pelo time também quando veste a amarelinha sob a batuta de Tite.

Europeizado, Jesus recebeu elogios de Guardiola no fim de semana depois da goleada por 5 x 0 sobre o Norwich City pela segunda rodada da Premier League. “Ele é uma pessoa incrível. Se precisar joga dez minutos, não importa a posição, no meio, na direita, na esquerda. Ele sempre está pronto para ajudar, para fazer o que é preciso pelo time. É um privilégio tê-lo aqui conosco”, elogiou o comandante no último sábado.

 

“Vinicius titular? Pode ser que ele comece a próxima partida, jogue 60 minutos e Hazard 30. Isso pouco importa, o mais importante é ser decisivo”

Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid, sobre a evolução do brasileiro

 

Gabriel Barbosa e Pedro estão no elenco do Flamengo, entre outros motivos, porque não se submeteram ao processo de europeização pelo qual passaram Roberto Firminino, Vinicus Junior e Gabriel Jesus. Sim, não é fácil. Nem lá nem aqui. Mas a realidade é a seguinte: há vaga cativa para poucos intocáveis hoje no futebol internacional. Lionel Messi é um deles. Cristiano Ronaldo, também. Neymar, De Bruyne, Benzema, uma dezena no máximo.

Li a entrevista do técnico Carlo Ancelotti depois do empate do Real Madrid por 3 x 3 com o Levante no último domingo e a reposta dele sobre o fato de Vinicius Junior ser o reserva de Hazard também ajuda no debate sobre a reserva de Pedro. “Pode ser que ele comece a próxima partida, jogue 60 minutos e Hazard 30. Isso pouco importa, o mais importante é ser decisivo”, respondeu o experiente treinador italiano.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf