Luxemburgo Alviverde ainda não perdeu nesta Série A: três vitórias e quatro empates. Foto: Cesar Greco/Palmeiras Alviverde ainda não perdeu nesta Série A: três vitórias e quatro empates. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O que a série invicta de Luxemburgo no Brasileirão de 2011 pelo Flamengo tem a ensinar ao imbatível Palmeiras 2020

Publicado em Esporte

A invencibilidade de Vanderlei Luxemburgo neste Campeonato Brasileiro à frente do Palmeiras começa a lembrar o trabalho do professor naquele Flamengo da Série A 2011 no quesito desempenho. Há nove anos, Luxemburgo fechou o primeiro turno com apenas uma derrota em 19 jogos. O time rubro-negro acumulou 16 partidas sem perder. A série começou na primeira rodada e terminou na 17ª. Na época, o Atlético-GO surpreendeu ao encerrar a sequência, no Engenhão, por 4 x 1.

Era difícil derrotar aquele Flamengo de Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Deivid. Mas também foi raríssimo vê-lo na liderança daquela edição. Aconteceu apenas uma vez, na primeira rodada. O Flamengo não conseguiu acompanhar o ritmo do Corinthians, de Tite; do Vasco de Ricardo Gomes e depois de Cristóvão Borges; e o Fluminense, de Abel Braga. Terminou o Brasileirão em quarto lugar e garantiu vaga para a Pré-Libertadores de 2012 no confronto direto ao derrotar o Internacional por 1 x 0 na penúltima rodada e empatar com o vice Vasco por 1 x 1 na última.

O Palmeiras chega invicto ao clássico desta quinta-feira contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Acumula três vitórias e quatro empates. Entretanto, ainda não liderou. No mundo virtual, o alviverde tem pontuação para assumir a dianteira. Entrará em campo com 13 pontos. Se vencer o Corinthians, irá a 16. Tem um jogo a menos – o duelo com o Vasco pela primeira rodada. O jogo foi adiado por causa da decisão do Paulistão. No campo das hipóteses, poderia ter 19.

9 vitórias e sete empates acumulou Luxemburgo até a primeira derrota no Brasileirão de 2011 para o Atlético-GO, pela 17ª rodada

Luxemburgo precisa olhar para aquele Flamengo de 2011 e aprender com os erros e acertos daquela campanha. Crises de relacionamento à parte com Ronaldinho Gaúcho, faltou ao treinador e ao elenco gana, obsessão pelo primeiro lugar. A invencibilidade em 16 jogos consecutivos foi estéril. O mesmo time que passou um tempão sem perder acumulou seis partidas sem vitória no segundo turno e se complicou na briga pelo título. Foi ficando cada vez mais para trás.

O time rubro-negro ocupou a dianteira apenas na primeira rodada. Enquanto isso, São Paulo, Vasco e o campeão Corinthians apareceram na liderança mais de uma vez na maratona dos pontos corridos. O Flamengo? Só uma. Portanto, zona de conforto para time grande não é acumular invencibilidade estéril ou ficar acomodado no G-4 ou G-6. É se impor na liderança. Luxemburgo cometeu esse pecado no Flamengo. Não pode repetir o erro neste ano pelo Palmeiras.

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf