53724483236_63fc803882_c Richard Ríos abriu o placar com uma cobrança de falta de 35m de distância. Foto: Cesar Greco/Palmeiras Richard Ríos abriu o placar com uma cobrança de falta de 35m de distância. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O pacto do Palmeiras com o primeiro lugar na fase de grupos da Libertadores

Publicado em Esporte

Se o Real Madrid tem pacto com a Champions League, o Palmeiras mantém acordo com o primeiro lugar na fase de grupos da Libertadores. Só Pode. Cinco rodadas depois, lá está o alviverde imponente no topo não somente do Chave F, mas no ranking das melhores campanhas dessa fase da competição continental.

 

O Palmeiras ostenta a performance pela sexta vez em nove participações desde o retorno ao torneio em 2016. De lá para cá, só não encerrou a etapa de grupos na liderança geral em 2016, 2017 e 2021. Cruzou a primeira fase em primeiro nas edições de 2018, 2019, 2020. 2022, 2023 e manda em 2024.

 

Ha uma outra virtude nas sucessivas campanhas de primeiro lugar na fase de grupos: a coragem do clube para lançar talentos na Libertadores. Gabriel Jesus ainda era um menino quando fez quatro gols em cinco jogos na versão de 2016. O desempenho individual não evitou a eliminação do Palmeiras na etapa de grupos.

 

Endrick estreou na Libertadores no ano passado com um gol em cinco jogos. Em 2024, balançou a rede duas vezes em quatro exibições. Quando o torcedor começa a sentir falta do jovem ídolo, Estêvão se consolida como titular.

 

Aos 17 anos, o meia-atacante vai se impondo como titular no time do exigente técnico Abel Ferreira. Tem um gol em quatro jogos. O talento dele obriga o português a mexer no time para não prescindir do talento dele.

 

Abel Ferreira escalou o Palmeiras no 3-2-5 contra o Independiente del Valle. O Palmeiras se protegia com Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo. Zé Raphael e Richard Ríos eram os volantes. No ataque, Estêvão, Flaco López, Lázaro e Endrick. Uma tapa na cara de quem considera Abel Ferreira retranqueiro.

 

Ironicamente, com tantos atacantes o Palmeiras decidiu o jogo graças a dois carregadores de piano. Richard Ríos abriu o placar em uma cobrança de falta do meio da rua, a 35m do gol, e contou com duas colaborações do goleiro Guido Villar: a péssima armação da barreira e o gol sofrido em um chute distante em cima dele. O zagueiro Gustavo Gómez ampliou o placar em cobrança de pênalti. Lautaro Díaz diminuiu o placar, porém não evitou a vitória e a melhor campanha alviverde.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf