De La Cruz De La Cruz é um dos artilheiros do Brasileirão com dois gols em dois jogos. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo De La Cruz é um dos artilheiros do Brasileirão com dois gols em dois jogos. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O luxo de Tite na liderança: 10 pitacos sobre a rodada 2 do Brasileirão

Publicado em Esporte

Ritmistas
Tite passou seis anos e meio procurando ritmista para o meio de campo da Seleção. Não achou e se deu mal em duas Copas. Em seis meses e 10 dias no líder Flamengo, o técnico se dá ao luxo de escalar De La Cruz contra o São Paulo e deixar Arrascaeta no banco no Brasileirão.

 

“Preciso de um articulador, um jogador de armação. Para usar um termo próprio de carnaval, eu preciso de um ritmista”

Tite, em fevereiro de 2018, citando uma das carências da Seleção.

 

Fica até o fim?
O Inter arranca no Brasileirão com 100% de aproveitamento. A questão é: dá para confiar no técnico Eduardo Coudet? Em 2020, o argentino largou o time colorado na liderança da Série A, classificado para as oitavas da Libertadores, nas quartas da Copa do Brasil e foi para a Espanha.

 

Escolhas
Thiago Carpini largou o Juventude no início do ano para assumir o São Paulo. O time de Caxias do Sul foi vice-campeão gaúcho, está na terceira fase da Copa do Brasil e termina a segunda rodada em terceiro lugar na Série A. Carpini está demitido pelo tricolor com apenas 18 jogos.

 

Importados
Com queda de Carpini e o iminente anúncio do argentino Zubeldia pelo São Paulo, os quatro times paulistas da Série A serão liderados por técnicos importados: os outros três são os portugueses Abel Ferreira (Palmeiras), António Oliveira (Corinthians) e Pedro Caixinha (Bragantino).

 

Só isso, Vasco?
“Complicado que no VAR tenha que decidir uma mulher”. A declaração do técnico Ramón Díaz merecia mais do que nota oficial. Basta ler um pouco a história do Club de Regatas Vasco da Gama para entender o engajamento do time contra várias causas e convidar o treinador a se retirar.

 

Esnobe
Qual time da Série A ostenta dois estádios para mandar partidas, um com grama sintética e outro natural; e avião privado para cruzar o céu do país e da América Sul? O Palmeiras tem e reclama de barriga cheia. Abel culpa a Arena Barueri pela derrota para o Inter. “Não é nossa casa”.

 

Choque de realidade
Líder na primeira rodada, o Athletico-PR acumulava oito vitórias desde a posse do técnico Cuca até se deparar com adversário forte: o Grêmio encerrou a série com autoridade e se recuperou da contestada derrota para o Vasco na estreia. Soteldo tem tudo para virar o xosó de Renato.

 

Ousado
Artur Jorge foi ousado ao escalar o Botafogo sem Tiquinho Soares na vitória do Botafogo contra o Atlético-GO no tapetinho do estádio Nilton Santos. O técnico preferiu Matheus Nascimento. Para sorte dele, outro “Matheus”. o Ponte, decidiu a partida e creditou três pontos na conta.

 

Deixa o Diniz trabalhar…
Todo mundo achou lindo quando Guardiola recuou os volantes Mascherano e Fernandinho para zagueiro no Barcelona e no Manchester City, mas Fernando Diniz não pode tentar reinventar Martinelli de beque no Fluminense! O quintal do vizinho europeu é sempre mais verde do que o nosso.

 

Cadê os centroavantes?
Ainda é cedo, óbvio, mas a artilharia do Brasileirão é liderada por três meias e um atacante. Todos com dois gols: Jean Carlos (Juventude), Lima (Fluminense) e De La Cruz (Flamengo). O atacante Wesley é exceção. A lei do ex funcionou na vitória do Palmeiras contra o Internacional.

 

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf