Marta Marta e Messi são os recordistas de prêmio de melhor do mundo: seis. Foto: Sam Robles/CBF Marta e Messi são os recordistas de prêmio de melhor do mundo: seis. Foto: Sam Robles/CBF

O futebol pagou as dívidas com Messi e Cristiano Ronaldo. Falta quitar o débito com Marta

Publicado em Esporte

O futebol pagou a dívida que tinha com o recordista de prêmios de melhor do mundo. Lionel Messi conquistou a Copa América e finalmente ganhou taça com a camisa profissional da Argentina. O segundo no ranking também tem títulos para chamar de seus pela seleção. Eleito cinco vezes número 1, Cristiano Ronaldo conquistou a Eurocopa usada a farda de Portugal, em 2016, e a LIga das Nações na temporada 2018/2019.

Portanto, se dona bola tem uma dívida, agora é com Marta Viera da Silva. A alagoana de Dois Riachos, eleita número 1 do mundo seis vezes, em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018, precisa de um título como os de Messi e de Cristiano Ronaldo. O Pan do Rio-2007 foi importante, mas não é uma conquista à altura do potencial da rainha. Ele merece mais. O futebol ainda deve isso a ela.

Prata em Atenas-2004 e em Pequim-2008; e vice da Copa em 2007, Marta iniciará na madrugada desta quarta-feira mais uma tentativa de conquistar um título pesado. Nunca é fácil quando a caminhada larga contra a tradicional China, vice do Mundial em 1999 e prata em Atlanta-1996. Quarta no ranking da Fifa e atual vice da Copa, a Holanda eleva o sarrafo.

 

Marta e Messi são os recordistas de prêmio de melhor do mundo: seis

 

Na quinta tentativa da obsessão pela medalha dourada, Marta conta finalmente com uma treinador à altura do potencial dela. A sueca Pia Sundhage levou os Estados Unidos a duas medalhas de ouro nos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012, quando ganhou o prêmio de melhor treinadora do mundo. Há cinco anos, levou a Suécia à prata na edição do Rio-2016.

O casamento é quase perfeito. Quase, porque nada é fácil para Marta desde a infância. Não seria agora também, com China e Holanda pela frente na fase de grupos e os favoritos de sempre à solta, com Grã-Bretanha, Estados Unidos, Suécia e o anfitrião Japão.

Antes tarde do que nunca para quitar uma dívida. Cristiano Ronaldo saiu da fila em 2016. Há duas semanas, foi a vez de Lionel Messi. Marta merece um momento mágico também. Ela, o argentino e o português são simplesmente os jogadores mais premiados do século 21. Portanto, senhor futebol, chegou a hora de quitar a dívida histórica com a rainha Marta. E brinde junto a incansável Formiga a incansável Formiga e a excelente Pia.

Custa pedir?

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf