Renato Gaúcho Renato (D) comemora o gol do Grêmio em Brasília com Paulo Nunes e Jardel. Foto: Luis Tajes/CB/D.A Press Renato Gaúcho (D) comemora o gol do Grêmio em Brasília com Paulo Nunes e Jardel. Foto: Luis Tajes/CB/D.A Press

O dia em que Renato Gaúcho e Felipão se uniram em Brasília para derrotar o Flamengo no velho Mané

Publicado em Esporte

Protagonistas de mais um capítulo da rivalidade entre Flamengo e Grêmio na partida deste domingo, às 20h30, no Maracanã, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, os técnicos-ídolos tricolores Renato Gaúcho e Luiz Felipe Scolari saborearam juntos uma vitória contra o time rubro-negro há 26 anos, na capital do país.

Era 4 de julho de 1995. Felipão estava na segunda das quatro passagens como técnico do Grêmio e veio a Brasília para a Copa dos Campeões Mundiais. O torneio reunia os quatro clubes campeões intercontinentais à época — Flamengo, Grêmio, São Paulo e Santos. O camisa 7 de Scolari na trupe gaúcha foi Renato Gaúcho por 45 minutos. Aos 33 anos, o ponta-direita vinculado ao Fluminense estava cedido ao Grêmio para participar do torneio como convidado por ter sido o herói do título mundial de 1983 contra o Hamburgo. Formou trio de ataque com Paulo Nunes, que cedeu a camisa 7 e vestiu a 10, e Jardel na histórica noite do velho Mané Garrincha.

Renato teve exibição de gala. Deu assistência para o primeiro gol. Iniciou tabela com Paulo Nunes, recebeu a bola de volta, ganhou do lateral Branco e do zagueiro Jorge Luis na corrida e cruzou na medida para Jardel cabecear, estufar a rede do goleiro Roger e marcar o primeiro dos dois gols dele na partida. Renato saiu na foto da comemoração ao lado dos colegas naquela noite.

 

 

Além de ter sido o último jogo de Renato como jogador do Grêmio, ele saboreou a segunda vitória em 10 dias contra o amigo Romário. Ele havia sido o herói do título do Fluminense na decisão do Carioca com gol de barriga. À época, Renato falou sobre o gol de Jardel ao deixar o gramado do velho Mané Garrincha.

“Foi uma jogada ensaiada, dentro do hotel, minha e do Jardel”, riu o atacante, cercado de jornalistas.

Convidado especial, Renato testou a paciência de Felipão. Chegou atrasado na preleção, mas quebrou o clima com uma promessa. “Pode ficar tranquilo, Felipe, estou acostumado a ganhar deles (Flamengo)”, tripudiou.

Vinte e seis anos depois, o ídolo tricolor como jogador e técnico vai se acostumando a ganhar do Grêmio de Felipão como treinador do Flamengo. Fez 6 x 0 no placar agregado das quartas da Copa do Brasil. Há mais dois duelos neste ano pelo Brasileirão. O primeiro, no Maracanã, e outro, na Arena.

 

 

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf