O Palmeiras tinha obsessão por um camisa 9 antes e depois da final do Mundial de Clubes da Fifa contra o Chelsea. A pressão aumentou após a derrota para o time inglês na prorrogação nos Emirados Árabes Unidos. O clube paulista sonhou com Cavani, Suárez e a presidente Leila Pereira até consultou o colega Rodolfo Landim do Flamengo sobre Pedro. Ouviu não.
Diante da dificuldade de contratar um medalhão, a solução emergencial foi investir no uruguaio Miguel Merentiel. O clube aplicou 1,4 milhão de euro no jogador de 26 anos e graças a ele conquistou quatro pontos preciosos na caminhada rumo ao 11º título no Campeonato Brasileiro.
Merentiel salvou o Palmeiras da derrota contra o Red Bull Bragantino em 3 de setembro. O adversário vencia por 2 x 1. O camisa 9 entrou em cena aos 26 minutos do segundo tempo para empatar a partida no estádio Nabi Abi Chedid e garantiu mais um pontinho na conta.
O centroavante voltou a ser decisivo neste domingo na vitória por 1 x 0 contra o Santos. O jogo aparentava se encaminhar para o 0 x 0 até o uruguaio marcar um belo gol depois de dominar a bola de costas para o marcador, ajeitá-la e finalizar de voleio no Allianz Parque.
Apesar da polêmica por um camisa 9 de grife, Merentiel é responsável diretamente por quatro dos últimos sete pontos conquistados pelo Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Se a torcida gosta ou não do centroavante é outra discussão. O fato é que ele ajudou a manter a distância no topo.
A trupe de Abel Ferreira não vem jogando bem, mas tem conseguido pontuar. É o que time mais precisa a 11 rodadas do fim do campeonato. O Palmeiras acelera para cruzar a linha de chegada com algumas rodadas de antecedência e achou um centroavante minimamente capaz de achar gol em partidas encardidas como o clássico contra o Santos. Enquanto o badalado centroavante não chega, Merentiel é o atacante de raça descrito pelo hino do clube entoado pela torcida que canta e vibra pelo alviverde inteiro, que por enquanto sabe ser (campeão) brasileiro.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf