Luiz Felipe Scolari Luiz Felipe Scolari é um dos três técnicos campeões da Libertadores. Foto: Divulgação/Palmeiras Luiz Felipe Scolari é um dos três técnicos campeões da Libertadores.

Semi da Libertadores tem três técnicos campeões. Só Mano ou Schelotto podem faturar título inédito

Publicado em Esporte

Ter um técnico com título da Copa Libertadores da América no currículo nunca pesou tanto quanto nesta edição. Com a classificação do Palmeiras, três dos quatro clubes classificados para as semifinais são comandados por treinadores campeões do torneio continental: Luiz Felipe Scolari, Renato Gaúcho e Marcelo Gallardo. Adversários na disputa pela última vaga, Mano Menezes, do Cruzeiro, e Guilhermo Schelotto, do Boca Juiors, buscam a taça inédita.

A chegada em massa de técnicos campeões às semifinais pode contrariar a lógica. Nos últimos 10 anos, nove técnicos foram campeões da Libertadores pela primeira vez: Edgardo Bauza, Alejandro Sabella, Celso Roth, Muricy Ramalho, Tite, Cuca, Marcelo Gallardo, Reinaldo Rueda e Renato Gaúcho. Apenas Bauza ganhou o troféu duas vezes (2008 e 2014).

Campeão pelo Grêmio em 1995 e pelo Palmeiras em 1999, Luiz Felipe Scolari briga pelo tri pessoal. Pode igualar a coleção de taças do argentino Osvaldo Zubeldia, vencedor, que conseguiu o feito em 1968, 1969 e 1970 à frente do Estudiantes de La Plata. Felipão ficaria a uma conquista do recordista Carlos Bianchi, tetra por Vélez Sarsfield e Boca Juniors.

Atual vencedor da Libertadores, Renato Gaúcho sonha com o bi para igualar o número de títulos de Luiz Felipe Scolari. Ganhou o título no ano passado pelo Grêmio e tenta quebrar um tabu de 17 anos. Carlos Bianchi foi o último treinador a conquistar a Libertadores em duas temporadas consecutivas. O Boca Juniors deu a volta olímpica em 2000 e em 2001.

Três anos depois de levar o River Plate ao título em 2015, Marcelo Gallardo também planeja o bicampeonato pessoal. O desempenho do argentino de 42 anos é impressionante. Em quatro anos, só não chegou entre os quatro em 2016, quando o River caiu nas oitavas.

Mano Menezes bateu na trave em 2007. Chegou à finalíssima contra o Boca Juniors, mas desperdiçou a chance de ser campeão diante de um timaço do Boca Juniors, que contava justamente com Guillermo Schelotto no elenco. Dos quatro técnico que brigarão pelo caneco, o argentino será o único estreante se avançar à decisão da Libertadores.

 

Últimos 10 anos: técnicos campeões

Nove campeões inéditos

2017: Renato Gaúcho (Grêmio)
2016: Reinaldo Rueda (Atlético Nacional)
2015: Marcelo Gallardo (River Plate)
2014: Edgardo Bauza (San Lorenzo)
2013: Cuca (Atlético-MG)
2012: Tite (Corinthians)
2011: Muricy Ramalho (Santos)
2010: Celso Roth (Internacional)
2009: Alejandro Sabella (Estudiantes)
2008: Edgardo Bauza (LDU)

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF