Do Palmeiras ao Fluminense: Nenê tem fama de carrasco do Flamengo

Publicado em Esporte
Nenê: mais um gol na conta em duelos contra o Flamengo. Foto: Flávio Merçon/FFC

 

Autor do gol da vitória do Fluminense na noite desta quarta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca, Nenê é um velho carrasco do Flamengo. Ao longo da carreira, fez gol no time rubro-negro com as camisas de Palmeiras, Vasco e agora com uniforme tricolor. Por sinal, que obra-prima assinada de calcanhar para decretar o triunfo no clássico.

Não importa se o arquirrival estava com o time sub-20. A partida entrou para a centenária história da rivalidade como aquele jogo do gol de calcanhar do Nenê. Está registrado para sempre no capítulo 15 do confronto. É o quarto gol de Nenê em um duelo contra o Flamengo.

Em 2003, Nenê abriu o placar para o Palmeiras no velho Parque Antártica pelo Campeonato Brasileiro. O cronômetro apontava 16 minutos do primeiro tempo. O centroavante Liedson salvou o Flamengo da derrota e a partida terminou empatada por 1 x 1 lá em São Paulo.

Nenê desembarcou em São Januário no meio da temporada de 2015. Balançou a rede do Flamengo em setembro de 2015 e decretou o triunfo cruz-maltino por 2 x 1, no Maracanã. Em fevereiro de 2017, Nenê salvou o Vasco da derrota com um gol de pênalti no Mané Garrincha aos 45 minutos do segundo tempo. O rubro-negro dava a vitória como certa em Brasília e saiu de campo frustrado com a reação do Gigante da Colina.

Aos 38 anos, Nenê começa a temporada 2020 de maneira alucinante: três gols em três jogos. Marcou na vitória sobre a Cabofriense, foi decisivo na vitória contra a Portuguesa e brilhou no clássico confronto com o Flamengo. O protagonismo de Nenê tem a ver com a ausência do camisa 10 Paulo Henrique Ganso. Não há vaga para os dois no mesmo time em um sistema tático moderno. É um ou outro. Odair Hellmann terá que fazer a escolha em algum momento.

Nenê falou sobre Ganso depois da vitória contra o Flamengo. “Eu sempre tento dar meu melhor. Já disse que podemos jogar juntos, então isso aí é indiferente. Importante é o time estar bem. Quem estiver melhor no momento ajudar. A gente está pronto a atender ao Odair. Não fico pensando em quem vai jogar ou não. No momento está sendo eu e fico feliz de poder ajudar”.

Em apenas três jogos, Nenê igualou o desempenho do ano passado inteiro. O meia marcou três gols em 43 jogos no ano passado. Neste, acumula três bolas na rede em três exibições.

Odair Helmmann ainda não sabe quando terá Nenê Paulo Henrique Ganso juntos pela primeira vez em 2020. “Ganso ainda está em um processo de evolução, de treinamento. É um jogador importante. Queremos tê-lo quando ele estiver 100% para fazer seus treinamentos e poder vir ao campo ajudar. Estamos tendo muito cuidado, porque logo no início tivemos que acelerar o processo e perdemos jogadores importantes. Então muita calma”, disse.

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/20