Natalino Boca Júnior, de Sergipe, um dos clubes fundados na noite de Natal

Nascido em 25 de dezembro: conheça histórias de times de futebol fundados no dia do Natal

Publicado em Sem categoria

A ceia de Natal rolava solta na casa de Gilberto Behar, em 25 de dezembro de 1993, em Cristinápolis, cidade com pouco mais de 16 mil habitantes a 115km da capital Aracaju. Família e amigos reunidos, mesa farta, muita bebida e… “Estávamos tomando umas por volta de 2h da manhã. Entre um copo e outro, surgiu a ideia de transformar a nossa escolinha de futebol em um clube profissional”, revela, em entrevista ao blog, o presidente do Boca Júnior (e não Juniors, como o original argentino).

Começava a nascer um dos três clubes no mundo — todos brasileiros — fundados no dia do Natal. O bebê precisava de um nome. Ali mesmo, no quintal da casa, teve início a primeira reunião do Conselho Deliberativo. “Um dos meus colegas tinha dado ao filho o nome de Maradona. Daí surgiu a ideia de batizarmos o clube com um nome argentino”, diverte-se Gilberto Behar. As opções eram River Plate, Boca Juniors e Independiente. “Venceu Boca Júnior, sem o ‘esse’ do final para não copiar totalmente a matriz e ter um pouco de brasileiro no nome”, ri.

Gilberto Behar, o pai da criança, fez questão de guardar a “ata” em um pedaço de papel para registra-lá em cartório. O nome final ficou Sociedade Boca Júnior de Futebol Clube. O uniforme é idêntico ao do homônimo de Buenos Aires. Títulos, só três: o da Série B sergipana, em 2004, 2007 e 2014. Em 2015, a equipe estará de volta ao pelotão de elite do Estadual.

Um dos orgulhos do Boca Júnior é Anderson Miguel da Silva. Quem??? O atacante Nenê, do Verona, da Itália. “É a maior revelação do nosso time, o nosso presente de Natal”, comemora o dirigente.

Que time é esse?
image
Sociedade Boca Júnior de Futebol Clube
Fundação: 25/12/1993
Cidade: Cristinápolis (SE)
Estádio: Geraldão
Títulos: Série B Sergipana (2004, 2007 e 2014)

Do profano ao sagrado

Enquanto o Boca Júnior nascia em uma cervejada, o Santa Cruz, de Barra dos Bugres, no interior do Mato Grosso, era fundado em 25 de dezembro de 1982, por um grupo de jovens, em frente à igreja da cidade de 35 mil habitantes. Hoje, o Santa Cruz está licenciado. Disputou o Estadual pela última vez em 2005 e está parado por falta de recursos. Quando voltar, terá de na segunda divisão.

Que time é esse?
image
Santa Cruz Esporte Clube
Fundação: 25/12/1982
Cidade: Barça dos Bugres (MT)
Estádio: Raimundão
Títulos: não tem

Você sabia?
image
Outros dois times foram fundados na noite de Natal. Curiosamente, um deles também é sergipano, como o Boca Júnior. Nascido em 25 de dezembro de 1955, o Paulistano, de Sergipe, hoje é um time amador. O Palmeiras de Franca-SP ( escudo ) surgiu na mesma data, mas no ano de 1917.

 

Matéria publicada no Correio Braziliense no Natal de 2009.