Giuliano Giuliano: artilheiro do Al-Nassr na Champions League da Ásia. Foto: AFP Giuliano: artilheiro do Al-Nassr na Champions League da Ásia.

Mundo árabe: entrevista com o meia brasileiro Giuliano, do Al-Nassr, ex-Grêmio e Internacional

Publicado em Esporte

Aos 29 anos, Giuliano Victor de Paula desembarcou na Arábia Saudita em 20 de agosto do ano passado fazendo a diferença no time do Al-Nassr. Contratado por 10,5 milhões de euros, ajudou o clube a quebrar a série de três títulos consecutivos do arquirrival Al-Hilal na Liga. Dos 15 gols, oito foram marcados no campeonato nacional, além de 12 assistências.

Artilheiro do Al-Nassr na Champions Legue da Ásia com seis gols, Giuliano é uma das principais armas do time comandado pelo treinador português Rui Vitória para o duelo de volta contra o Al Sadd nesta segunda-feira pelas quartas de final do torneio continental. O adversário está classificado para o Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, como campeão catari na temporada 2018/2019.

No bate papo a seguir, o paranaense de Curitiba revelado pelo Paraná Clube e com passagem por Inter, Grêmio e Seleção Brasileira fala sobre o início da temporada 2019/2020 do Campeonato Árabe e sobre e sobre a reta final da competição continental.

 

O que você espera do Campeonato da Arábia Saudita nesta temporada?
Nós esperamos uma temporada bastante difícil. As equipes estão mais organizadas. O ano passado foi bastante competitivo, muitos estrangeiros, jogadores de qualidade vieram para cá. Técnicos com uma filosofia de trabalho diferente, então tivemos todas as equipes com muita qualidade técnica e um organização bastante melhor do que havíamos visto nas temporadas anteriores.

 

O que você achou da mudança no número de jogadores estrangeiros na Liga? Até que ponto isso é um problema para os jogadores nascidos na Arábia Saudita?
Na temporada passada nós tínhamos oito estrangeiros em todas as equipes. A regra mudou para sete. Ainda assim, é um número bastante elevado. Faz com que as equipes ganhem qualidade técnica e tática. São jogadores importantes e conhecidos. Isso faz com que a liga cresça em expectativa, competitividade. Vejo isso com bons olhos.

 

Como é o clássico entre Al Nassr e Al-Hilal?
É sempre um jogo muito diferente, muito interessante de assistir. Al-Hilal tem uma equipe muito boa, investe em jogadores estrangeiros, tem muita qualidade técnica, normalmente vinham vencendo as competições anteriores, e no passado conquistamos o título por um ponto de diferença. Não acredito que neste ano seja muito diferente disso. As equipes estão bem montadas, reforçadas, Al-Hilal se reforçou bastante, mantivemos a nossa base e temos tudo para que seja um campeonato muito bonito e que possamos comemorar novamente o título no fim do ano. Mas acho que será muito difícil. Al-Hilal estará brigando pelo título, assim como Al-Ittihad, o próprio Al-Ahli, são as equipes que vão brigar pelo título.

 

Eu vivo um momento especial na minha carreira. Venho tendo bom desempenho, bons números, tenho conseguido ajudar a minha equipe, sou o artilheiro do time na Champions League asiática… É algo muito importante para mim individualmente

 

Falando um pouquinho da Champions League da Ásia. O que espera do jogo de volta contra o Al Sadd, do técnico Xavi Hernández, no Catar, pelas quartas de final?
Estamos preparando muito bem essa partida. Temos uma pequena vantagem, que foi vencer a partida de ida na nossa casa por 2 x 1, mas enfrentaremos uma equipe de muita qualidade técnica, rápida na frente, que jogará em casa, onde o clima é diferente do nosso dia a dia, então, são fatores que vão incrementar para que a partida seja ainda mais difícil. Por outo lado, nõs temos muita qualidade. Sempre marcamos gol dentro ou fora. Temos que usar essa qualidade para que a gente consiga fazer um gol e controlemos a partida de uma maneira mais inteligente. Temos chance de ir ao Catar, fazer um grande jogo e sairmos de lá classificados.

 

Você e o goleador do Al Nassr na Liga da Ásia. Como vê este seu momento?
Eu vivo um momento especial na minha carreira. Venho tendo bom desempenho, bons números, tenho conseguido ajudar a minha equipe, sou o artilheiro do time na Champions League asiática… É algo muito importante para mim individualmente. O mais importante é a gente conseguir a classificação no jogo de volta para continuarmos vivos na competição.

 

Qual e a ambição do Al Nassr na Liga da Ásia?
Nós somos uma equipe muito grande na Arábia Saudita, os atuais campeões da nossa liga, e estamos numa posição interessante na liga asiática (quartas de final). Temos grande chance de classificar. Nós entramos em todas as competições para vencer e eu vejo potencial na nossa equipe. Vamos dar o nosso melhor a cada jogo almejando sempre vencer.

 

 

Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF

Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima

Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/