Por alguma razão que desconhecemos, o volante holandês do Liverpool Georginio Wijnaldum afirmou depois da goleada por 5 x 2 sobre o Everton no meio da semana que não sabe quem é quem no Flamengo, possível adversário do campeão da Champions League na final dos sonhos do Mundial de Clubes no Qatar. Não é bem assim… O blog Drible de Corpo levantou seis jogos em que o jogador de 29 anos esteve cara a cara com quatro atletas do elenco rubro-negro.
Wijnaldum já perdeu, por exemplo, de Filipe Luís. Foi eliminado pelo goleiro Diego Alves. Despachou a Roma de Gerson e desbancou o Bayern Munique de Rafinha. Portanto, o holandês pode até estar com amnésia, fazendo jogo de cena ou até mesmo esnobando os coleguinhas de profissão, mas conhece, sim, alguns campeões da Libertadores.
27/11/2008 – La Coruña 3 x 0 Feyernoord
» Perdeu para Filipe Luís
O meia holandês Georginio Wijnaldum tinha 23 anos quando enfrentou Filipe Luís na fase de grupos da Copa da Uefa, atual Liga Europa. O duelo rolou pela Chave H. O lateral-esquerdo vestia a camisa 3 do time espanhol, e o jovem Wijnaldum usava a 25 da equipe holandesa. Lopo García, Kevin Hofland e Andrés Guardado marcaram os gols vitória do La Coruña.
08/03/2012 – Valencia 4 x 2 PSV Eindhoven
» Fez gol em Diego Alves
Wijnaldum também conhece o goleiro Diego Alves. Até balançou a rede do goleiro do Flamengo em um duelo válido pelas oitavas de final da temporada 2011/2012 da Liga Europa. Na partida de ida, o Valencia goleou por 4 x 2. Um dos gols do PSV saiu dos pés justamente do camisa 10 Wijnaldum, aos 45 minutos da etapa final. Ele saiu do banco para diminuir o placar.
15/03/2012 – PSV Eindhoven 1 x 1 Valencia
» Foi eliminado por Diego Alves
Wijnaldum voltou a encontrar Diego Alves na segunda partida das oitavas de final da Liga Europa. O holandês começou a partida como titular, mas não impediu a eliminação. O duelo no Philips Stadium terminou empatado por 1 x 1, gols de Rami e de Toivonen, e o Valencia avançou no placar agregado (5 x 3) às quartas de final do torneio continental.
02/05/2018 – Roma 4 x 2 Liverpool
» Fez gol no time de Gerson
Wijnaldum deve ao menos ter lido o nome do volante Gerson na lista dos relacionados para o duelo válido pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa de 2017/2018. O jogador do Flamengo era uma das opções no banco de reservas do técnico Eusebio Di Francesco. Mas quem brilhou naquele dia foi o holandês. Wijnaldum fez o segundo do Liverpool, em Roma.
19/02/2019 – Liverpool 0 x 0 Bayern Munique
» Duelo com Rafinha
Wijnaldum e Rafinha se encontraram na fase de mata-mata da última edição da Liga dos Campeões da Europa. O holandês começou a partida como titular e viu a plaquinha de substituição subir aos 90 minutos do segundo tempo, em Anfield Road, para o lateral-direito brasileiro entrar no lugar de Serge Gnabry no empate sem gols válido pelas oitavas de final.
13/03/2019 – Bayern Munique 1 x 3 Liverpool
» Eliminou o time de Rafinha
Reserva no confronto de ida disputado na Inglaterra, Rafinha começou o duelo de volta como titular. Portanto, duelou com Wijnaldum no Allianz Arena, em Munique. O time inglês atropelou o alemão por 3 x 1 e avançou às quartas de final. Um gol de Van Dijk e dois de Mané decretaram o triunfo do Liverpool. Um gol contra de Matip diminuiu para a trupe germânica.
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/