Manchester United O retrato da decepção: Manchester United eliminado na fase de grupos da Champions

Muito dinheiro no bolso… O que o próspero Flamengo precisa aprender com o fracasso do segundo clube mais rico do mundo na fase de grupos da Liga dos Campeões

Publicado em Sem categoria

Reeleito presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello jura que a redução das dívidas no primeiro mandato deixou o clube rubro-negro com os cofres cheios para fazer contratações e montar um time forte e competitivo em 2016, mas a diretoria e o técnico Muricy Ramalho precisam olhar um pouquinho para o segundo time mais rico do mundo antes de ir ao mercado. O Manchester United investiu 325 milhões de euros em reforços nas temporadas de 2014/2015 e 2015/2016 e o resultado é a eliminação precoce na Liga dos Campeões da Europa.

A derrota de terça-feira para o Wolfsburg, na Alemanha, abriu crise no Manchester United. Endinheirados, os Diabos Vermelhos foram superados na fase de grupos pelo PSV Eindhoven e pelo Wolfsburg, ambos com investimento bem inferior. Resultado: “rebaixado” à Liga Europa por causa do terceiro lugar na chave, o elenco do badalado técnico holandês Louis van Gaal acumula uma série de vexames.

Na temporada passada, como se não bastasse ficar fora da Liga dos Campeões, o time retornou ao torneio como quarto colocado no Campeonato Inglês e foi obrigado a enfrentar o Brugge, da Bélgica, na pré-Champions League. Em 2015/2016, o projeto de van Gaal insiste em não sair do papel. O Manchester United é o quarto colocado na Premier League. Agora, está fora da Liga dos Campeões da Europa. Um caos depois da saída do escocês Alex Ferguson.

O que o Manchester United tem a ver com o Flamengo? O time da Gávea anuncia tempos de prosperidade em 2016. Empolgado, Muricy Ramalho fala em time do futuro, sonha com jogadores de alto nível para a zaga e o meio de campo a fim de brigar por títulos. Em tese, grana não vai faltar. Não faltou também aos Diabos Vermelhos, mas o time de van Gaal ensina que o dinheiro nem sempre compra felicidade à vista. Vitorioso, Louis van Gaal percebeu que seu trabalho só vai engrenar a prazo. Talvez, nem dê tempo de ele colher os frutos dos investimentos e do próprio suor. Especula-se a contratação de Pep Guardiola.

Muricy Ramalho diz que sempre cumpriu seus contratos até o fim por onde passou, mas é o nono treinador da era Eduardo Bandeira de Mello. O clube precisa ter paciência com ele. E ele também com uma administração que, recentemente, mandou treinadores top como Dorival Júnior, Vanderlei Luxemburgo, Mano Menezes e Oswaldo de Oliveira passarem no RH.

Tanto no Manchester United quanto no Flamengo, austeridade financeira rima com títulos. E aí, o diretor Executivo rubro-negro, Rodrigo Caetano, terá um papel fundamental na caça aos reforços. Com tanto dinheiro na mão, é inaceitável a repetição de erros como as contratações de Marcelo Cirino e Ederson, por exemplo. Bons nomes no papel, péssimos na prática. Pelo menos na temporada que passou.

Louis van Gaal contratou a rodo com as libras disponíveis na conta corrente do Manchester United. Em duas temporadas, comprou Di María, Martial, Luke Shaw, Ander Herrera, Schneiderlin, Depay, Rojo, Darmian, Daley Blind, Schweinsteiger e… não ganhou nada até agora. Que o Flamengo tenha a humildade de aprender que encher o carrinho de comprar nos próximos meses não será garantia de sucesso em 2016. Talvez, nem em 2017. Paciência é a palavra-chave para a diretoria, para Muricy Ramalho, para a exigente nação rubro-negra.

Que o Manchester United sirva de exemplo.

 

Os investimentos da era Louis van Gaal

Jogador Custo (em milhões de euros)
Di María 75 milhões
Martial 50 milhões
Luke Shaw 37 milhões
Herrera 36 milhões
Schneiderlin 35 milhões
Depay 27,5 milhões
Rojo 20 milhões
Darmian 18 milhões
Blind 17,5 milhões
Schweinsteiger 9 milhões
Total 325 milhões de euros