1E3D2BED-9BE2-4D44-B9CC-9A660BE2E38D

Muito além de Flamengo x America-MG: Dorival Júnior e Vagner Mancini fazem duelo entre fiscais da Apfut

Publicado em Esporte

O duelo deste sábado entre Flamengo e América-MG, às 19h, no Maracanã, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, vai além das quatro linhas. A partida opõe dois técnicos que volta e meia arrumam as malas, desembarcam em Brasília e se dirigem à Esplanada dos Ministérios para exercer poder de influência.

 

Dorival Júnior e Vágner Mancini ocupam, respectivamente, as vagas de titular e suplente reservadas aos técnicos de futebol na Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut) — responsável por julgar e avaliar as eventuais denúncias em relação a irregularidades cometidas por entidades desportivas profissionais que aderiram ao refinanciamento das dívidas.

 

O conselho presidido por Thiago Froes é vinculado à secretaria especial do Esporte e ao ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento. O grupo tem poder de arquivar as denúncias, advertir, dar prazo para correção ou pedir a exclusão da entidade do programa. Os dados mais recentes indicam que 137 associações parcelaram suas dívidas. Algumas não cumprem contrapartidas e são investigados.

 

Os dirigentes Guilherme Bellintani e Marcelo Paz representam os clubes. Deco e Ricardo Rocha ocupam as cadeiras destinadas aos jogadores. Os árbitros participam do debate com Renato Marsiglia e Gutemberg de Paula Fonseca. Os executivos de futebol Thiago Scuro, CEO do Red Bull Bragantino, e Pedro Daniel, da Ernst & Young, estão no grupo de Fomento ao Futebol.

 

A escolha dos nomes é feita da seguinte forma: cada associação ou confederação convidada sugere até três nomes. Eles são avaliados pelo Conselho Nacional do Esporte (CNE), que reúne 20 pessoas, entre ex-jogadores, dirigentes e integrantes do governo. Do CNE saem os cinco nomes escolhidos, mas eles também dependem de aval do secretário especial do Esporte. O mandato é de três anos. As atividades não são remuneradas. Apenas os gastos com passagens, hospedagem e alimentação nos dias de reuniões.

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf