Fabinho Fabinho é titular do Monaco e o artilheiro brasileiro do clube nesta temporada. Foto: Monaco

Monaco, o time mais ofensivo da Europa

Publicado em Esporte

Barcelona? Real Madrid? Bayern de Munique? Arsenal? Manchester City? Não! O ataque mais positivo da Europa entre as cinco principais ligas do Velho Continente entra em campo nesta sexta-feira contra o Lorient pela 13ª rodada do Campeonato Francês. Vice-líder da Ligue 1, o Monaco, comandado pelo português Leonardo Jardim, contabiliza 36 gols em 12 jogos. Média de três por partida. Nehum outro clube tem tantas bolas quanto o clube do principado…

Para se ter uma ideia, o Barcelona, do badalado ataque MSN — Messi, Suárez e Neymar — fez 32 gols em 11 jogos (2,91). O Real Madrid, do trio BBC — Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo, tem média de 2,82. Líder do Campeonato Inglês à frente do Liverpool, Jürgen Klopp é ofensivo, mas ocupa o quarto lugar no ranking com 2,72 bolas na rede por partida.

Monaco costuma jogar no 4-4-2 sob a batuta do português Leonardo Jardim: Fabinho é volante
Monaco costuma jogar no 4-4-2 sob a batuta do português Leonardo Jardim: Fabinho é volante

Um dos segredos do Monaco é o futebol solidário. Os 36 gols no Campeonato Francês são fatiados entre 13 jogadores. Alô, Tite! Sabe quem é o artilheiro do time? O lateral-direito de origem Fabinho, que com Leonardo Jardim atua no papel de volante. O brasileiro tem cinco gols. Falcao Garcia contabiliza quatro. Carrilo, Lemar, Germain e Glik, três cada um.

Testado por Dunga na Seleção principal, Fabinho era nome certo na lista de Rogério Micale para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Porém, não foi liberado pelo Monaco. O clube francês alegou que precisava do jogador de 23 anos na fase preliminar da Liga dos Campeões da Europa. Fabinho foi decisivo nos triunfos sobre o Villarreal, da Espanha, ao marcar dois gols.

Cheio de moral no Monaco, Fabinho é o cobrador de pênalti oficial do time. Dos sete gols na temporada de 2016/2017, apenas um foi com bola rolando, diante do Lille. “Nosso time tem jogado num esquema tático muito ofensivo. Assim, sempre tem um jogada que podemos aproveitar para finalizar, pode sobrar uma bola ou até mesmo em bola parada. Estamos pressionando os adversários e isso facilita nosso jogo. Outra coisa é que quem está entrando na nossa equipe, mantém a mesma intensidade”, diz Fabinho, via assessoria de imprensa.

 

AS SETE MARAVILHAS DA EUROPA
Os times mais ofensivos entre as principais ligas do Velho Continente

1. Monaco (França)
36 gols em 12 jogos (3 por partida)

2. Barcelona (Espanha)
32 gols em 11 jogos (2,91)

3. Real Madrid (Espanha)
31 gols em 11 jogos (2,82)

4. Liverpool (Inglaterra)
30 gols em 11 jogos (2,72)

5. Roma (Itália)
25 gols em 12 jogos (2,41)

6. Bayern de Munique (Alemanha)
24 gols em 10 jogos (2,40)

7. Chelsea (Inglaterra)
26 gols em 11 jogos (2,36)