Mirassol lembra sucesso do estreante Bragantino no Brasileirão de 1990

Publicado em Esporte
Livre do rebaixamento, o Mirassol briga por acesso à Libertadores. Foto: JP Pinheiro/Agência Mirassol

 

A campanha do Mirassol no Campeonato Brasileiro lembra a do Bragantino na Série A de 1990. Há 35 anos, o time de Bragança Paulista, à época sem o suporte da grife austríaca de bebida energética Red Bull, estreava na primeira divisão.

 

Em 1989, o Bragantino subiu para a primeira divisão como campeão da Série B. Sensação na elite, encerrou a etapa de classificação, com 20 times divididos em dois grupos com 10 cada, em sexto lugar, e avançou às quartas de final do Campeonato Brasileiro.

 

Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o estreante cruzou com o Bahia nas quartas de final e vendeu caro a eliminação por 4 x 3 no placar agregado. Um ano depois, o Bragantino conseguiu ir muito além: foi vice-campeão brasileiro contra o São Paulo no Brasileirão de 1991.

 

O Mirassol, novamente um time do interior paulista, subiu no ano passado como vice da Série B. Ficou um pontinho atrás do Santos. No ano da estreia, ocupa o quarto lugar na classificação depois da vitória por 2 x 1 contra o Fluminense.

 

Humilde como aquele Bragantino do início dos anos 1990, o Mirassol comemorou como se fosse um título o fato de ter batido a meta, ou seja, a pontuação necessária para permanecer na elite em 2026.

 

Há outras semelhanças. Vanderlei Luxemburgo era um técnico promissor no ano da estreia do Bragantino na Série A. Havia levado o time ao título do Paulistão contra o Novorizontino e conquistado a Série B em 1989. Começava a se firmar entre os grandes.

 

Rafael Guanaes herdou a prancheta de Mozart, atualmente no Coritiba. Chegou ao Mirassol com o currículo de quem levou o Sampaio Corrêa ao título maranhense em 2021, o Athletico-PR à conquista estadual em 2019, o Votuporanguense ao troféu da Copa Paulista em 2018 e o São Carlos à taça na Série B do Paulistão de 2015. Alguém diria que daria certo?

 

O Mirassol acertou na escolha. A vitória contra o Fluminense devolve o time ao G4, atrás apenas dos ricaços Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro. Há quem compare com a campanha do Leicester City, o modesto campeão inglês na temporada de 2015/2016.

 

Considero o Bragantino uma boa referência do que faz o Mirassol. Eram tempos distintos, época de mata-mata, mas encerrar entre os oito melhores naquela época foi um senhor feito do time de Vanderlei Luxemburgo, assim como é o da trupe de Rafael Guanaes. Grifes gigantes do futebol brasileiro têm muito a aprender com o que faz o estreante na Série A.

 

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf